×

Maceió

Defesa Civil abre 3ª Semana de Prevenção de Desastres

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) abriu, hoje, a 3ª Semana de Prevenção de Desastres, que vai até sexta-feira com uma série de palestras para os representantes dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs).

O objetivo do evento é reciclar esses voluntários, deixando-os por dentro das mudanças relacionadas ao voluntariado e sobre a própria Defesa Civil, além da troca de ideais entre os Nudecs.

O coordenador da Defesa Civil do município, coronel Antônio Campos de Almeida, aproveitou a oportunidade para fazer um rápido balanço do trabalho que é desenvolvido pela Defesa Civil nas áreas de risco da capital.

Ele cita como exemplo a distribuição de lonas plásticas para cobrir as encostas que ameaçam deslizar. “Em dois meses do período do inverno foram usados 5 mil metros quadrados de lona plástica”, revela o coordenador.

Em todas as intervenções realizadas pela Defesa Civil o temor é sempre o mesmo: que não se repita em Maceió a mesma tragédia de 2004, quando 24 pessoas morreram na capital vítimas de deslizamentos. E para evitar uma nova ocorrência desse tipo é que a Defesa Civil vem contando com os Nudecs, que hoje já somam 26 núcleos em toda a cidade.

Além do coordenador, o primeiro dia do evento contou ainda com a participação do secretário de Planejamento do município, Marzio Delmoni. Ele realizou uma palestra sobre o tema “Contextualização Organizacional do município de Maceió no Cenário Nacional”.

Na programação de hoje está prevista uma palestra do secretário de Infraestrutura e Urbanização, Mosart Amaral, que falará sobre os projetos e investimentos nas áreas de risco da capital. Em seguida, o superintendente da SMCCU, Ivã Vilela, vai explicar a importância das ações preventivas para o controle e o convívio urbano.

Finalizando as discussões do segundo dia do evento, o secretário de Comunicação, Marcelo Firmino, fará uma palestra sobre “O Papel da Comunicação nas Ações Emergenciais”.

A Comdec vai aproveitar a realização do evento para entregar amanhã, último dia da programação, o diploma “Amigo da Defesa Civil de Maceió”, que vai homenagear as pessoas que mais contribuíram com o trabalho da Defesa Civil na capital.