A Defensoria Pública do Estado de Alagoas recebeu, na manhã desta sexta (19), o Selo Social de Empresa Ressocializadora pelo êxito do programa de oferta de oportunidades de trabalho a reeducandos que cumprem pena em regime aberto. O certificado foi entregue pelo Governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, e pelo Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Tenente Coronel Luna, pelo trabalho realizado pelo órgão no Sistema Prisional.
“Esta Secretaria agradece o empenho e colaboração com o processo de ressocialização, que fomenta a política penitenciária voltada para o cumprimento dos direitos e garantias fundamentais da pessoa privada de liberdade”, disse o secretário Luna.
O Selo foi instituído pelo Decreto nº 20.787, de 27 de julho de 2012, como forma de reconhecimento às empresas que contribuem com o processo de ressocialização e inclusão social dos custodiados da Superintendência de Administração Penitenciária. As empresas que empregam reeducandos demonstram responsabilidade sócio-empresarial através da reinserção da população privada de liberdade no mercado de trabalho e no convívio com a sociedade.
Para o Defensor Público Geral do Estado, Daniel Alcoforado, a certificação representa o reconhecimento de que o órgão vem promovendo uma gestão focada na responsabilidade social. “Este selo de entidade ressocializadora demonstra a crença da Defensoria Pública de que as soluções para os graves problemas sociais que enfrentamos passam, necessariamente, pela oferta de oportunidades àqueles que, em algum momento, cometeram erros e desejam se redimir e voltar ao convívio social, oferecendo algo produtivo à sociedade”, frisou.
