A eleição para ingresso dos novos conselheiros superiores da Defensoria Pública de Alagoas acontece na sexta-feira (19), das 8h às 13h, na sede da instituição. Apenas os defensores públicos podem escolher quem fará parte do Conselho Superior da Defensoria nos próximos dois anos. Dos dez defensores que se candidataram, apenas cinco serão escolhidos.
O voto é obrigatório e sigiloso. Este ano, foram inscritos para concorrer às vagas, os defensores André Chalub Lima, Daniela Times Ribeiro de Souza, Djalma Mascarenhas Alves Neto, Eduardo Antônio de Campos Lopes, Fábio Passos de Abreu, Luciana Martins de Faro, Norma Suely Negrão, Poliana de Andrade Souza, Ricardo Anízio Ferreira de Sá e Ricardo Antunes Melro.
Entre as atribuições do Conselho Superior, está o de empossar novos defensores públicos e o defensor público-geral. O Conselho é o órgão deliberativo máximo da Defensoria Pública do Estado.
Sua competência é fixada por lei e, dentre outras atribuições, destacam-se a de exercer o poder normativo no âmbito da Defensoria Pública; fixar parâmetros mínimos de qualidade para a atuação dos Defensores Públicos; aprovar o plano anual de atuação da instituição; formular regras para a eleição do defensor público-geral; decidir pelo afastamento do defensor público-geral e do corregedor-geral, entre outros.
Após o término das eleições, as cédulas de votação serão encaminhadas para a comissão eleitoral para contabilizar os votos. O resultado será divulgado no final da tarde.
