O Defensor Público da Comarca de Arapiraca, Gustavo Giudicelli, ingressou, no último dia 5, com uma ação contra os bancos HSBC, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander para cobrar o cumprimento da lei que prevê um tempo máximo de espera nas filas, bem como qualidade mínima na prestação dos serviços.
“Recebemos denúncias da população de que alguns bancos abusam do horário de atendimento. É comum os usuários reclamarem que passaram mais de 1h30 na fila de atendimento. Sem contar que, sem nenhuma razão aparente, o horário de funcionamento bancário em Arapiraca é distinto do verificado no restante do País, com uma carga horária de atendimento de apenas cinco horas por dia, começando o expediente durante o horário de verão às 9h e terminando às 14h”, diz o defensor.
De acordo com ele, já é de conhecimento geral a ineficiência do atendimento bancário prestado em Arapiraca. “As instituições bancárias apresentam lucros recordes em seus faturamentos, não sendo admissível que tanto dinheiro não seja revertido em qualidade mínima na prestação do serviço. Com um faturamento dessa ordem, nada justifica o horário bancário verificado em Arapiraca, bem como as deficiências no atendimento e a falta de instalações adequadas e de pessoal”, afirma Gustavo Giudicelli.
Ele ressalta que, em Arapiraca, já existe, há mais de um ano, uma lei disciplinando a matéria sem que nenhum banco tenha sido sequer advertido pelos desrespeitos aos direitos dos consumidores. “Essa situação já passou de todos os limites e a Defensoria Pública espera que o Poder Judiciário tome uma posição com relação ao descaso das instituições bancárias com a população arapiraquense”, completa o defensor.
A Ação Civil Pública foi ingressada no último dia 5 e o juiz Rômulo Vasconcelos de Albuquerque acompanha o caso.