Nesta segunda-feira, 5, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, virá a Aracaju para assinar, juntamente com o governador Marcelo Déda, um convênio de R$ 15 milhões voltado à elaboração do projeto básico do Canal de Xingó. O ato ocorrerá às 11h, no auditório do Palácio dos Despachos.
A novidade havia sido confirmada pela presidenta Dilma Rousseff na última quarta, 30, em reunião com o governador, em Brasília. O projeto básico deverá delimitar, com precisão, a extensão das intervenções necessárias à obra, que visa o aproveitamento múltiplo de recursos naturais em terras dos municípios de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.
O Canal de Xingó foi colocado como uma reivindicação prioritária do Estado de Sergipe, sob a alegação de ser o único da bacia do São Francisco que não recebeu investimentos estruturantes em recursos hídricos, compensatórios ao Projeto de Interligação de Bacias do Rio São Francisco.
Os investimentos totais previstos para as três fases do projeto são no valor de R$ 2,43 bilhões. Com a sua implementação, haverá o fortalecimento da pecuária leiteira, o desenvolvimento da agricultura irrigada, de agroindústrias, da apicultura e da piscicultura, além da exploração do potencial turístico proporcionado pela região do cânion do São Francisco.
Entre outros benefícios, o Projeto Xingó deverá fomentar um aumento de 23% no PIB regional quando alcançar a estabilização da produção. Os efeitos multiplicadores do projeto deverão se repercutir ainda mais na economia regional. Considerando os impactos indiretos, o PIB local deverá aumentar em 108%.