O governador Marcelo Déda foi uma das personalidades homenageadas durante a solenidade promovida em comemoração aos 40 anos do Jornal da Cidade. A comemoração reuniu autoridades, empresários, lideranças políticas e personalidades da sociedade sergipana no Sônia Lima Loft, na Coroa do Meio, na noite deste sábado, 26.
Acompanhado da primeira dama e secretária de Estado da Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, o governador fez questão de ressaltar o papel inovador que o Jornal da Cidade desempenha na imprensa sergipana. Falando em nome dos 40 homenageados, Déda fez um discurso onde ressaltou a importância dos órgãos de imprensa para a consolidação democrática, além de referenciar as quatro décadas de atuação do JC como de “importância histórica” e “patrimônio da imprensa sergipana”.
“Os 40 anos do Jornal da Cidade se constituem num capítulo da história das comunicações e da imprensa sergipana. Este é um jornal que se transformou, ao longo destas quatro décadas, numa referência de bom jornalismo, de polêmica e da crítica democrática. É também um jornal que apostou na modernização, na atualização tecnológica para se transformar num veículo que, além de servir aos sergipanos, nos orgulha como um exemplar da qualidade da nossa imprensa”, declarou o governador.
Déda também mencionou fatos marcantes para a sua trajetória publicados no JC, como a foto de capa logo após as eleições para a Prefeitura de Aracaju, em 2000, captada pelo repórter-fotográfico Jorge Henrique. “Foi muito bom ver a imagem, retratando uma emoção que vinha do meu coração, que fora estampada na 1ª página do Jornal da Cidade no dia seguinte às eleições, ser replicada em jornais de circulação nacional como o Estadão, o Jornal do Brasil, no Correio Braziliense e em tantos outros, como símbolo da alegria de um candidato vitorioso naquele pleito eleitoral”, lembrou o governador.
Responsabilidade social
Além das homenagens aos fundadores, colaboradores e profissionais que atuaram e atuam no jornal, durante a solenidade também foi lançado um programa social com o objetivo de beneficiar instituições que cuidam de crianças carentes. O programa “Ajudarte” vai estimular a comercialização de obras produzidas por crianças assistidas por instituições filantrópicas, revertendo os valores obtidos para as próprias instituições.
“Além de ser uma referência de bom jornalismo, com essa iniciativa, o Jornal da Cidade também demonstra que é uma empresa que atua exercendo a sua responsabilidade social e dando exemplo para outras empresas”, destacou a primeira dama e secretária de Assistência Social, Eliane Aquino.
Também prestigiaram a solenidade o vice-governador, Jackson Barreto, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto; o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira; a presidente da Assembléia Legislativa, deputada Angélica Guimarães; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Alves Neto; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Reinaldo Moura, dentre outras autoridades, parlamentares, prefeitos e lideranças políticas.