×

Alagoas

Decreto autoriza desapropriação de imóvel para obras do Canal do Sertão

Água conduzida por gravidade dispensa ação de bombas

O governador Teotonio Vilela Filho autorizou por meio do Decreto 28.032 publicado na edição desta quarta-feira (11), a desapropriação da Fazenda Riacho Grande, no município de São José da Tapera, para a construção do Canteiro Administrativo do Projeto Canal do Sertão Alagoano – Trecho 4.

O imóvel rural a ser desapropriado possui 7,4563 hectares e 994, 19 metros de perímetro. Após a conclusão das obras nesse trecho, prédios públicos serão construídos, como um centro de apoio do Estado de Alagoas à população local.
A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ficará incumbida pelas tratativas legais para a promoção da desapropriação do imóvel e fica também autorizada a invocar em caráter de urgência tal processo.

Canal do Sertão

Até agora o projeto já possui 65 quilômetros de obras concluídas, que trazem água do Rio São Francisco para ações de combate à seca em diversos municípios alagoanos. Em janeiro de 2013, as primeiras bombas entraram em funcionamento para atingir o objetivo da maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas.

Construído predominantemente em formato trapezoidal, tem altura de 3,3 metros, largura inferior de 5,3 metros e superior de 15,2m. Para evitar acidentes com pessoas e animais, toda a extensão da obra foi protegida com uma cerca que reserva uma faixa de segurança de 100 metros até a margem do canal. Para possibilitar o acesso aos povoados próximos, foram construídas passagens sobre o canal que permitem a travessia segura de veículos e pedestres.

O Canal do Sertão, depois de pronto, atenderá 42 municípios e mais de um milhão de alagoanos. Mil e quinhentos trabalhadores estão envolvidos na obra que continua em plena execução. O projeto foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.