×

Alagoas

Decretado estado de emergência em Marechal Deodoro

O prefeito Cristiano Matheus decretou estado de emergência em Marechal Deodoro. No início de março a maré atingiu 2.4 e provocou destruição na Barra Nova, um dos balneários do município, que tem área litorânea de 920 metros.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a força da água comprometeu a estrutura de pelo menos 50 residências e o número pode subir caso a segunda etapa da construção do dissipador de energia (um paredão com pedras de concreto para reduzir o impacto do mar nas construções) nãos seja concluída o mais rápido possível.

O dissipador é composto por nove blocos de concreto posto em uma profundidade de 3 metros e vinte centímetros de profundidade.

Nesta semana, provavelmente na terça-feira, o prefeito Cristiano Matheus deve ir até Brasília para lutar pelos recursos do projeto, que está orçado em R$ 5 milhões. “Já conversei com o senador Renan Calheiros sobre a urgência na liberação desses recursos. Essa maré que provocou a destruição em várias casas foi considerada de pequena intensidade e todos viram o que aconteceu. Não podemos esperar que aconteça um desastre. Acredito muito na força política do senador Renan para que os recursos sejam liberados o mais rápido possível”, destacou o prefeito.

Segundo a tábua das marés, as maiores ondas do mês ainda devem acontecer, nas tardes dos dias 29 e 30 de março. Como medida de precaução, apenas para minimizar o problema, a prefeitura instalou uma draga para retirar areia do fundo do mar.

A preocupação de Cristiano Matheus se estende à Massagueira, maior pólo gastronômico de Alagoas e no sítio histórico, que está com obras em andamento.