Um debate sobre protagonismo e empreendedorismo feminino marcou, na noite de quinta-feira (31), o encerramento das atividades promovidas pela Prefeitura de Maceió para celebrar o Mês da Mulher. O evento, no Centro de Convenções, em Jaraguá, reuniu servidoras municipais e o público em geral para ouvir a palestra da advogada Gabriela Prioli e a mesa-redonda com a primeira-dama da capital, Marina Candia, a empresária alagoana Endy Mesquita e a advogado e escritora, Gabriela Prioli, que expuseram sobre a carreira profissional e os desafios diários da mulher empreendedora.
A secretária de Gestão, Rayanne Tenório afirmou que o evento foi pensado para homenagear as mulheres e servidoras municipais.
“Com esse evento a gente fecha o mês da mulher, que foi dedicado as ações para nossas servidoras públicas. Tivemos palestras, o março lilás e outras ações. A gente quer estimular as nossas mulheres, principalmente as nossas servidoras públicas para que cresçam nas suas carreiras e acreditem que é possível realizar sonhos”, frisou a secretária.
Marina Candia é a primeira-dama de Maceió, empresária e dona da marca Tugore. Durante o evento, ela contou sobre o início de sua vida profissional, e as dificuldades enfrentadas.
“Comecei aos 17 anos e vendia as melhores marcas do Brasil, e decidi abrir a minha própria marca, que é composta 100% por mulheres. O meu primeiro desafio foi dentro da minha própria casa, e depois disso vieram vários desafios. É um prazer falar sobre empoderamento, pude compartilhar um pouco da minha experiência, trazer essa inspiração para as servidoras”, contou.
Durante o bate-papo, que foi mediado pela jornalista Gilka Mafra, as empreendedoras também falaram sobre a reinvenção na pandemia e os desafios da maternidade atrelados à vida profissional. A empresária Endy Mesquita afirmou que a mulher que deseja empreender ‘topa’ um verdadeiro desafio.
“Estar aqui hoje é uma mistura de vários sentimentos, me sinto muito honrada, e que responsabilidade representar a mulher alagoana. Hoje que sou mãe, tenho uma outra visão sobre o empreendedorismo, e vejo o quanto é difícil lidar com a casa, o filho e os negócios, não é uma tarefa fácil. Fica aqui também a nossa gratidão às servidoras, porque tudo funciona graças a elas, que se dedicam tanto a suas funções”, destacou.
Protagonismo feminino – Para encerrar o evento, a advogada e escritora, Gabriela Prioli falou sobre suas experiências profissionais e como a mulher pode ser a protagonista da sua própria vida.
“A Gabriela Prioli é isso, é a afirmação do desejo que eu tinha quando era mais nova, que podemos ser inteiras, e que não precisamos mutilar uma parte de nós. A gente pode fazer exatamente o que a gente quiser, e não é imprescindível que vocês se posicionem em todos os assuntos que acho interessante. Vocês podem escolher o modo de falar e quando falar”, pontuou.
Gabriela Prioli é advogada, professora e escritora, famosa por trabalhos como apresentadora e comentarista de política na TV. Ficou conhecida nacionalmente no quadro O Grande Debate, da CNN Brasil, em que protagonizou embates com Caio Coppolla e até com o apresentador da atração, Reinaldo Gottino.