A estiagem prolongada que castiga o setor agropecuário alagoano causando sérios prejuízos aos produtores rurais do Estado e a problemática do endividamento rural foram temas debatidos na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).
O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, destacou a participação da classe política além dos representantes dos produtores alagoanos no debate que tem como propósito encontrar de uma vez por toda uma solução para liquidar a dívida dos agricultores rurais que estão na iminência de perder sua propriedade para os bancos, a exemplo do Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
É imprescindível solucionar a situação dos agricultores rurais que neste ano de 2013 estão totalmente descapitalizados, sem recursos e sem produção para sustentar até a família em decorrência da seca. “O Governo Federal precisa olhar com mais atenção para o homem do campo dando-lhe condição de morar e produzir na zona rural e não expulsá-lo para a cidade, como os agentes financeiros estão fazendo ao executar a dívida levando as fazendas a leilão”
O deputado estadual Inácio Loiola disse que o Banco do Nordeste tem que por em prática políticas públicas de fomento ao desenvolvimento regional e não de opressão social ao agir para executar as dívidas dos produtores rurais que tanto trabalharam para conquistar seu patrimônio.
Por outro lado, disse Loiola, faz-se necessário criar políticas públicas urgentes a exemplo de um PAC Emergencial de Convivência com a Seca e de um fundo regional para viabilizar a liberação de projetos e recursos para atenuar os efeitos da estiagem. Hoje, a seca atinge o semiárido, o agreste, a zona da mata e o litoral. ” É preciso livrar-se da burocracia para que as coisas aconteçam, pois, o nordestino não pode mais esperar”.
Participaram também do evento os presidentes da Cooperativa da Produção Leiteira em Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, da Capial (Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca), Francisco Irmão, e da ACAL (Associação dos Criadores de Alagoas), Domício Silva.
