×

Esporte

De virada, Vasco vence o Nacional e vai às Quartas de Finais

Com direito a cambalhota, Marlone comemora o gol do empate vascaíno

Após estrear com vitória na Copa do Brasil 2013, ao vencer o Nacional-AM por 2 a 0 no jogo de ida, em Manaus, o Vasco voltou a campo, na noite desta quinta-feira (29), pelo jogo de volta, em São Januário. E por falar no Caldeirão, ele ferveu. O Vasco ganhou por 2 a 1 e agora enfrentará a equipe do Goiás nas quartas de final da competição.

Danilo Rios abriu o marcador para o time amazonense, enquanto que Marlone e Dakson assinalaram os tentos da vitória e classificação cruzmaltina.

O jogo

Empurrado pela torcida o time carioca começou a partida indo para cima do Nacional-AM e pressionando a saída de bola. Porém, aos seis minutos, Fillipe Soutto cometeu pênalti em Erick. Na cobrança, Diogo Silva defendeu, mas no rebote Danilo Rios abriu o placar para os visitantes. A torcida do Vasco, na mesma hora, passou a cantar mais alto, incentivando ainda mais a equipe. Aos 11, Nei fez boa jogada pela direita e cruzou para Tenorio, que cabeceou fraco e sem perigo. Aos 13, Marlone fez ótima jogada individual e rolou para Fillipe Soutto, que chegou batendo de primeira, mas a bola saiu em tiro de meta.

Quatro minutos depois, Tenorio recebeu na entrada da área e sofreu falta perigosa. Na cobrança, Marlone chutou e a bola explodiu na barreira. Aos 18, Fillipe Soutto recebeu e, de fora da área, bateu forte para a ótima defesa do goleiro Gilberto. Aos 23, após bate-rebate na zaga do Nacional-AM, o meia Marlone pegou o rebote de primeira, mas a bola explodiu na trave. Quase um golaço do Vasco. Aos 25, Nei fez uma ótima jogada pela direita, invadiu a área e foi claramente derrubado. Mas o árbitro, equivocadamente, mandou a jogada prosseguir. Na sequência, Marlone tabelou com Tenorio e chutou forte para o gol, mas Gilberto fez boa defesa.

Em resposta, aos 29, Marcinho puxou contra-ataque rápido, mas Diogo Silva saiu do gol e fez o desarme. No minuto seguinte, Marlone novamente chutou forte de fora da área e Gilberto defendeu. Aos 32, Yotún deu um lindo drible na lateral esquerda, invadiu a área e tocou para Marlone que chutou forte e de primeira, fazendo um belo gol para o Gigante. Esse foi o primeiro gol de Marlone com a camisa do Vasco. Aos 38, Fillipe Soutto armou um rápido contra-ataque, tocou para Tenorio, que parou a jogada e tentou um lançamento para o camisa 5 vascaíno, mas Gilberto se antecipou e defendeu.

Aos 42, Marlone recebeu cruzamento do Nei, dominou e bateu colocado, mas a bola saiu caprichosamente pela linha de fundo. Quase a virada do Vascão. Quatro minutos depois, Montoya recebeu em velocidade, passou pela marcação e bateu na saída do goleiro Gilberto, que conseguiu tocar na bola e mandar para escanteio. Mas, aos 47, após dois minutos de acréscimos, o árbitro gaúcho encerrou o primeiro tempo.

Dakson entra e garante a vitória do Vasco

O Vasco voltou com tudo para a segunda etapa e, logo aos dois minutos, Nei recebeu cruzamento de Yotún e cabeceou forte para a boa defesa do goleiro Gilberto. Precisando vencer para se classificar, o Nacional-AM foi ao ataque. Aos cinco, Badé passou pelo lateral Nei, mas errou na hora de cruzar. No minuto seguinte, Danilo Rios cruzou pela esquerda, mas Jomar afastou o perigo. Aos dez, após boa troca de passes entre Montoya e Fábio Lima, Tenorio foi lançado, mas Gilberto saiu bem do gol e ficou com a bola.

Aos 13, Yotún partiu em velocidade pela esquerda e cruzou na medida para Tenorio, que se esticou, mas não conseguiu alcançar a bola. Aos 18, após contra-ataque rápido, Marcinho aproveitou uma sobra da zaga do Vasco e rolou para Leonardo, que chutou rasteiro, mas a bola saiu em tiro de meta. Aos 20, Montoya partiu em velocidade e foi derrubado próximo à área. Na cobrança, Nei bateu muito bem, mas a bola parou no travessão. Cinco minutos depois, Tenorio tabelou com o garoto Fábio Lime e foi derrubado pelo zagueiro Cris. Em nova cobrança de falta, Nei bateu por cima do gol.

Aos 29, Nei pegou rebote e, de fora da área, arriscou um chute forte, mas a bola saiu em tiro de meta. Aos 34, após lindo drible do lateral Yotún, o garoto Fábio Lima foi lançado e, ao dominar, foi derrubado. Desta vez, após a cobrança de falta, o goleiro Gilberto ficou com a bola. Cinco minutos depois, Yotún arrancou pela esquerda, mas na hora de fazer o passe para o centro do campo, acabou sendo desarmado. O Vasco passou a trocar passes, administrando o resultado, que dá a classificação ao Gigante. Na sequência, Dakson tabelou com Tenorio, foi derrubado, mas o árbitro não marcou nada.

Aos 43, após boa troca de passes entre Dakson e Fábio Lima, o camisa 87 do Vascão se esticou e conseguiu chegar antes do goleiro Gilberto, virando a partida para o Gigante. Logo em seguida, o árbitro gaúcho encerrou a partida. O adversário do Vasco nas Quartas de Final da Copa do Brasil é o Goiás.

Próximo jogo

Agora, o Vasco volta a campo no próximo domingo (01/09), quando viajará para enfrentar o Cruzeiro, atual líder do Brasileirão, em Minas Gerais, às 18h30.

Ficha Técnica

VASCO 2 X 1 NACIONAL-AM

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 29/08/2013 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierri Lima (RS)
Auxiliares: Marcelo Vangasse (RS) e Cleriston Rios (SE)
Cartões amarelos: Fillipe Soutto, Cris, Fábio Lima (VASCO); Danilo Rios, Evandro (NACIONAL-AM)
Gols: Danilo Rios, 07/1ºT (0-1); Marlone, 32/1ºT (1-1); Dakson, 43/2ºT (2-1);

VASCO: Diogo Silva; Nei, Jomar, Cris e Yotún; Abuda, Fillipe Soutto (Fábio Lima, intervalo), Pedro Ken e Montoya (Dakson, 34/2ºT); Marlone (Willie, 24/2ºT) e Tenorio. Técnico: Dorival Júnior.

NACIONAL – AM: Gilberto; Amaral, Cris, Martony e Badé; Fabio Souza (Agenor, intervalo), Erick, Dinamite (Evandro, 21/2ºT) e Danilo Rios; Leonardo (Garanha, 35/2ºT) e Marcinho. Técnico: Léo Goiano.