×

Esporte

De virada, Clijsters vence Na Li e conquista o Australian Open

Mostrando felicidade, Clijsters agradece aos australianos

A tenista belga Kim Clijsters, atual número três do mundo, conquistou o título de campeã do Australian Open na manhã deste sábado, virando oduelo franco e complicado contra a brava chinesa Na Li, 11ª colocada do ranking, por 2 sets a 1 com parciais de 3-6, 6-3 e 6-3 depois de 2h04min de duração.

Clijsters assegurou com a vitória, aos 27 anos de idade, o seu quarto Grand Slam em oito decisões, e o primeiro fora de Nova York, onde havia conquistado o US Open em 2005, 2009 e 2010.

Este é um Slam emocional para Kim que já foi namorada do australiano Lleyton Hewitt e tem um carisma com o povo local. Ela havia sido vice em 2004.

Alida belga, que abandonou a carreira por dois anos e meio para se casar e ter um filho, retornando em agosto de 2009, ganha seu segundo Major seguido e será a nova vice-lider da WTA na próxima segunda-feira.

Por outro lado, Na Li se torna a primeira chinesa a alcançar a decisão de um evento deste porte.

O JOGO

A disputa foi acirrada e franca. Ambas as tenistas foram para as bolas. Principalmente a chinesa. Deu certo pra ela por um set e meio, mas depois valeu a maior regularidade de Kim, que disparou 22 winners contra 26 erros. Li acertou 24 bolas vencedoras, mas para seu azar, cometeu 40 equívocos.

A surpreendente chinesa começou o jogo nervosa, errou várias vezes e sem fazer ponto se viu com 0-2 no placar. Mas aos poucos ela se recompôs, aplicou alguns winners, forçou equívocos da oponente e igualou em 2-2. No sexto game, Clijsters teve dois breaks, mas Li se livrou. No seguinte porém, a belga passou a errar muito e a asiatica deitou e rolou, quebrando duas vezes seguidas e fechando o set por 6-3, em 38 minutos.

O seundo set largou com quatro quebras seguidas com as duas tenistas indo para as bolas na devolução. Kim deslanchou com uma quebra para abrir 5-3 com um swing-volley perfeito e empatou o jogo com erro da rival por 6-3 após 53 minutos.

Já no terceiro e decisivo set, a belga manteve o embalo e fez 2-0 com erros da chinesa. Todavia, Li se recuperou, devolveu a quebra e teve game-point pro empate. Porém, ela cometeu dupla-falta e deu dois erros. Clijsters agradeceu, rapidamente se colocou com 4-1 e aí não deixou mais o título escapar. Fechando por 6-3 com autoridade.

De posse do troféu, Aussie Kim (Kim australiana), como é carinhosamente chamada no país desde que namorou Lleyton Hewitt, fez um belo duscurso de agradecimento, citando todo seu camarote, um dentista que a atendeu em Melbourne, a adversária e, por fim, o público.

– Eu finalmente sinto que vocês podem me chamar de Aussie Kim, porque ganhei o título.