Quem trafegar por calçadão recém construído responderá por infração gravíssima
O superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Penedo (SMTT), Geraldo Sabino, concedeu entrevista ao programa jornalístico AL TV 1ª Edição, exibido pela TV Gazeta, para falar sobre o uso do calçadão de granito recém construído em Penedo por motoristas e motociclistas irresponsáveis.
Feito para o trânsito apenas de pedestres, o calçadão que ainda está em fase de acabamento e faz parte do projeto de Requalificação Urbanística do Largo de São Gonçalo, que representa investimento de algo em torno de R$ 9 milhões, tem sido constantemente servido de pista para tráfego de veículos e estacionamento.
De acordo com Geraldo Sabino, no momento a SMTT está trabalhando de forma educativa, fiscalizando e orientando os condutores de veículos para que eles possam obedecer as regras do trânsito e, principalmente, passem a respeitar a cidade onde vivem através da preservação do patrimônio público.
“Ainda estamos trabalhando de forma educativa, mas em breve, dentro de aproximadamente 30 dias, deveremos passar a ter o poder de multar condutores infratores. É lamentável que esse tipo de coisa esteja acontecendo em nossa cidade, que tem uma população, em sua maioria, educada e ordeira. Acredito que a prepotência de alguns seja a causa disso tudo”, declarou Sabino.
O superintendente da SMTT-Penedo, disse também que a Prefeitura de Penedo já entrou em contato com o Detran para que seja feito um convênio e os agentes de trânsito possam começar a multar. “Estamos só aguardando a visita do pessoal do Detran para que seja dado início ao processo que resultará na liberação dos agentes para multar. Acreditamos que com isso, vamos organizar melhor nosso trânsito”, complementou Sabino, lembrando que mototaxistas devem dar o exemplo ou serão punidos, severamente, também de forma administrativa.
Segundo a lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos” é infração gravíssima punida com multa três vezes maior.
Além da SMTT, policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) também estão empenhados e preparados para adotar os procedimentos legais caso flagrem algum motorista ou motociclista transitando ou estacionando em locais proibidos.
