×

Maceió

CUT realiza ato em defesa dos serviços públicos

Mais de um mês depois de seu lançamento, a campanha em defesa dos servidores e dos serviços públicos 2010 mantém o ritmo e luta cada dia mais por uma situação melhor para os alagoanos. Na manhã desta quarta-feira, 07, os servidores públicos estarão reunidos na praça Dom Pedro II em um grande ato público. O descaso com a saúde, a educação e a segurança pública em Alagoas tem sido a motivação para que os trabalhadores ganhem as ruas.

Lançado no dia 03 de março, o movimento é coordenado pela CUT Alagoas, e composto por vários sindicatos e associações de servidores públicos estaduais. Além do tratamento absurdo que estava sendo dado aos serviços públicos estaduais, o que transformou os níveis sociais nos piores do país, o governo do estado apresentou em janeiro deste ano um projeto de lei sobre as Organizações Sociais (OSs), o que na prática significa a entrega do serviço público para a iniciativa privada.

A violência atingiu níveis alarmantes, as escolas estão caindo aos pedaços, faltam professores, merendeiras, vigias, etc. Na saúde, também impera o caos: Não há sequer vagas no Hospital Geral do Estado, que foi inaugurado nessa gestão, mas já abriga pacientes no chão do corredor por falta de estrutura.

O governo insiste em investir em publicidade, conta mentiras e coloca uma realidade que ninguém vê. Cria frases de efeito dizendo que os serviços estão uma maravilha e criminaliza os movimentos dos trabalhadores. Enquanto isso, até as tentativas de trabalhadores de diálogo estão sendo ignoradas. Nem as solicitações de audiência são respondidas mais.

A campanha esclarece a sociedade sobre a situação do serviço público estadual. A prioridade dos trabalhadores é recuperar o Estado, transformar esses dados tristes em que nos tornamos campeões: Homicídios, mortalidade infantil, analfabetismo, etc.