×

Cultura

Curtas vencedores do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual chegam ao cinema

Km 58, de Rafhael Barbosa é um dos curtas vencedores do prêmio

Os vencedores do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas já estão com os curtas-metragens gravados. Km 58, um dos trabalhos vencedores, traz para os cinéfilos alagoanos um road-movie.

No curta, o protagonista dirige visivelmente tenso, numa rodovia semideserta, durante a madrugada. O filme fala pouco sobre ele, além do fato de que está enrascado. O desfecho é impactante e faz alusão a crimes de grande repercussão em Alagoas, absorvendo elementos de casos que até hoje permanecem sem solução.

Dessa forma, o roteiro pretende ativar a memória e a imaginação da audiência, a quem caberá escrever a história pregressa dos personagens, segundo suas referências.

Este foi o primeiro curta-metragem de ficção dirigido pelo jornalista Rafhael Barbosa. Para ele, o apoio dado pelo Governo do Estado foi fundamental. “Não existe produção sem fomento. O edital foi muito importante para que a gente comece a criar um cenário de audiovisual. Esses curtas são experimentos que servirão de estímulo para que outros profissionais possam investir”, explicou.

Ele disse ainda que espera o lançamento de novos editais. “Com novos editais, vamos trabalhar para que possamos dizer um dia que temos uma cena de audiovisual consolidada em Alagoas”, concluiu o diretor que trabalhou também no documentário Chimarrão, Rapadura e outras Histórias.

Sendo uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o prêmio aconteceu por meio de um edital voltado para a criação de curtas-metragens de 7 a 15 minutos. Os vencedores receberam a premiação em 2010 e os filmes serão lançados este ano.

O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, destacou a gratificação de lançar os filmes genuinamente alagoanos. “Foi muito importante o empenho do Governo do Estado com este incentivo às produções locais e a parceria com o Ministério da Cultura, que firmou um convênio criando em Alagoas um núcleo de produção audiovisual que cedeu os equipamentos para essas gravações”, disse.

Os vencedores do Prêmio terão seus filmes exibidos no dia 15 deste mês, em duas sessões no Cine Sesi Pajuçara.