Cerca de 50 alunos das duas primeiras turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na Escola Estadual Ambrosio Lyra, em Passo de Camaragibe, poderão concluir o Ensino Médio com formação técnica em Enfermagem agregada ao currículo. O curso, iniciado em julho deste ano, é ofertado diariamente no contra turno das aulas regulares e será concluído em janeiro de 2016, totalizando 1.800 horas de carga horária.
De acordo com a coordenadora do Pronatec na unidade, Cristina Almeida, a escolha do curso foi feita a partir de uma pesquisa de mercado e abre um leque de oportunidades aos estudantes da região. “Optamos pelo curso de Enfermagem por termos uma Unidade de Pronto Atendimento que garantirá a prática aos alunos, além de possibilidade de emprego. Para os próximos anos, já estamos pensando em cursos nas áreas administrativa e de turismo”, adianta.
Para os professores do curso e moradores da região, o enfermeiro Aparecido dos Santos e o biólogo Thiago Moraes, esta é uma oportunidade única. Eles ressaltam isto para seus alunos. citando as próprias experiências como mais um fator motivacional. “Eles estão tendo a grande chance de concluir o Ensino Médio já com uma formação técnica, um direcionamento para a graduação, além da possibilidade de entrar no mercado de trabalho mais cedo”, destaca Thiago. “É uma grande oportunidade e vai ganhar quem valorizá-la. Sabemos que é cansativo, mas é imperdível ganhar um curso técnico, na própria cidade, e ainda receber um incentivo para isto”, avalia Aparecido.
Enfermagem, uma paixão
Os alunos aprovam a iniciativa do curso técnico na escola e falam das mudanças provocadas em suas vidas e da nova paixão descoberta, a Enfermagem. É o que afirma Cleidiane Silva, estudante do 2º ano, que ressalta seu interesse anterior pela área.
“Assim que abriram as inscrições, fui a segunda aluna matriculada no curso. Quando escolhemos uma profissão precisamos estar conscientes e gostar do que fazemos. Neste caso, o ato de cuidar das pessoas. Estou ansiosa para iniciar a prática, a melhor parte”, afirma.
Para Marcos Garcia, aluno do 1º ano, a certeza veio com o tempo, após o início do curso. “Inicialmente ainda não sabia se era isso que eu queria. Mas ao longo do curso fui me identificando e hoje a Enfermagem virou uma paixão”, afirmou.