×

Sergipe

Curso Territórios da Educação Patrimonial de Sergipe promove visita ao Museu da Gente Sergipana

A Secretaria de Estado da Educação, por intermédio do Departamento de Educação/ Serviço de Educação em Direitos Humanos (DED/ Sedh), promoveu nesta quarta-feira, 19, uma visita técnica ao Museu da Gente Sergipana para educadores da Diretoria Regional de Educação 8, da Grande Aracaju, dentro da programação do curso Território da Educação Patrimonial em Sergipe.

A visita teve início com a apresentação da chefe do Sedh e curadora do museu, Josevanda Franco. Os cursistas visitaram as exposições temporárias ‘Mamulengo de Cheiroso’ e ‘Projeto Tamar – 35 anos’, além das exposições ‘Nossos Cabras’, ‘Nossas Praças’ e ‘Nossos Falares’.

A professora Kleyse Galdino, do Colégio Estadual Armindo Guaraná, em São Cristóvão, disse que participar dessas visitas é uma maneira de potencializar o conhecimento, com o intuito de levá-lo para a sala de aula. “Temos o conhecimento de Sergipe, mas adequamos a informação à nossa área de ensino”, afirmou.

Além dos cursistas da DRE 8, os educadores da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) também participaram da visita técnica, na terça-feira, 18.

Formação continuada

O curso Território da Educação Patrimonial em Sergipe foi idealizado pela Divisão de Tecnologia do Ensino (Dite), Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (Nedic) e pelo Núcleo de Prevenção à Violência (NPV), com o objetivo de promover formação continuada em educação patrimonial na modalidade de educação a distância (EaD), através da plataforma e-Proinfo, do Ministério da Educação.

Além da formação a distância, o curso disponibiliza momentos presenciais em territórios de patrimônio ambiental no estado, por meio de visitas técnicas em Unidades de Conservação da Natureza Estadual e comunidades tradicionais, entre eles: Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte de Sergipe, Reserva Biológica de Santa Izabel, comunidade quilombola do Brejão dos Negros, comunidade indígena Xokó e Museu da Gente Sergipana.