A primeira aula foi ministrada pelo professor Arnóbio Cavalcanti
Contadores, administradores e economistas do quadro efetivo de várias secretarias do município iniciaram, o curso de Atualização em Gestão Contábil, Financeira e Orçamentária, que tem, entre seus objetivos, o aprofundamento de conhecimentos das novas ferramentas e tecnologias de gestão, a ampliação da formação acadêmica e profissional dos servidores, mantendo quadros capazes de atender aos novos desafios da gestão contábil, e o fortalecimento de processos de gestão e melhoria de gastos no serviço público.
Com disciplinas como Reforma do Estado e Gestão Pública; Planejamento Estratégico; Economia no Setor Público; Licitação, Contratos e Convênios; Gestão Orçamentária; e Prestação de Contas, entre outras, o curso terá 96 horas, com aulas três dias na semana, nos meses de julho e agosto.
A primeira aula, ministrada pelo professor doutor em Economia, Arnóbio Cavalcanti, secretário municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió, abordou o ciclo da gestão pública que, segundo ele, deve obedecer, necessariamente, às etapas de planejamento, orçamento e prestação de contas.
“O poder público planeja, orça, e presta contas. Esse é o curso normal da gestão. O problema é quando se planeja mal, gasta pior ainda e aí, fica muito difícil a prestação de contas”, disse ele, chamando a atenção para a importância que essa última etapa do ciclo da gestão pública tem ganho nos últimos anos, atraindo, cada vez mais, os holofotes da imprensa, do Ministério Público, e da sociedade.
“São grandes os desafios da gestão pública na atualidade. E para vencê-los, o caminho é a capacitação”, destacou o secretário, informando que esse curso é um embrião para a formação permanente do quadro efetivo do município, que deverá ganhar, nos próximos seis meses, a sua Escola de Gestão Pública.
Na próxima quarta-feira, a palestrante será a secretária municipal de Finanças de Maceió, Marcilene Costa.
