A biblioteca é um dos mais importantes centros de expansão do conhecimento para a sociedade. Nas diferentes partes de Alagoas, dezenas de profissionais se dedicam diariamente ao zelo desse local e ao cuidado com os livros. São os multiplicadores do conhecimento.
Na próxima semana, entre os dias 7 e 11 de dezembro, eles participarão do Curso de Aperfeiçoamento e Multiplicador dos Profissionais que Atuam nas Bibliotecas Públicas do País — uma ação nacional. O tema central será a necessidade de dinamização dos acervos para tornar a biblioteca um ambiente de descobertas para as diferentes idades.
“O incentivo à leitura deve começar ainda na gravidez. A biblioteca deve possuir livros e espaços específicos para cada faixa etária. Para os menores, existem as bebetecas com livros de pano e de plástico. Existem obras maravilhosas para crianças e adolescentes, que tratam sobre as mudanças no corpo e valores morais”, disse Wilma Nóbrega, coordenadora do Sistema Estadual das Bibliotecas Públicas (SBP).
Mas não é apenas a diversificação do acervo que será abordada na capacitação dos profissionais. Cidadania, responsabilidade social e inclusão digital são temas que contribuem para a construção de bibliotecas multiculturais e integram o conteúdo programático das aulas.
Em Alagoas, o curso é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional, com o patrocínio da Petrobras. Todos unidos pela disseminação do saber. O curso irá acontecer no auditório do Memorial à República, em Jaraguá.
Mais informações pelos telefones (82) 3315 7894 / 3315-7865 ou pelo e-mail alagoasbib@hotmail.com.