Iniciado em abril deste ano, o Curso para Oficiais do Corpo de Bombeiros, realizado na Escola de Governo de Alagoas, entra na etapa final. Os 39 oficiais que participam do curso de aperfeiçoamento em gestão estratégica e planejamento em segurança pública, preparam seus trabalhos finais de curso e iniciam as apresentações nesta segunda-feira (27).
Os oficiais apresentarão temas voltados para a implantação de projetos, visando à melhoria da corporação, utilizando as ferramentas que aprenderam ao longo do curso. A banca avaliadora será composta pelo coordenador do curso, Major Cauper; pela professora, Laudirege Fernandes de Lima e pelo orientador de cada oficial.
Foram 18 disciplinas ministradas, nas áreas de Saúde, Gestão Administrativa, MKT, Planejamento e Orçamento Fiscal; Bombeiro Militar e Gestão de Pessoas, Qualidade, Liderança e Empreendedorismo.
“O curso visa quebrar paradigmas que norteiam a administração pública, com o intuito de produzir resultados efetivos que possibilitem o continuo aprimoramento e crescimento de uma sociedade sadia, moderna e construtiva, elevando os processos de atendimento e prestação de serviços voltados para o interesse público”, disse a superintendente da Escola de Governo, Síria Libania.
Segundo o Major Cauper, que também é coordenador do curso, alguns critérios são levados em consideração na hora da avaliação. “Analisamos desde a relevância do tema para a Corporação até o modo de apresentação, incluindo a originalidade dos trabalhos”, explicou Cauper.
Para o capitão e aluno Arlindo Marques de Santana Neto, a realização do curso pela Escola de Governo foi de suma importância para a Corporação. “Capacitar os oficiais em parceria com a Egal gera economia de custos para o Estado. Antes era necessário capacitar os oficiais fora de Alagoas, o que acarretava em custos para que nós pudéssemos preencher o currículo e dar seguimento a carreira militar. Ser capacitado pela Escola de Governo nos dá a preparação necessária para desenvolver nosso trabalho com excelência. Neste curso passamos por vários seguimentos, de conhecimentos científicos a área técnica”, contou o capitão.
Santana conta ainda, que o curso também o motiva para novos desafios. “Com 30 anos de efetivo serviço, ainda saio de casa com a mesma motivação, por saber que estou indo em busca de conhecimento e engrandecimento profissional. Tudo isso por meio de um processo dinâmico que permite a reflexão da nossa importância para a sociedade”, conclui o capitão Santana.
