Teve início nesta quarta-feira, e se estenderá até sexta-feira, um treinamento oferecido pelo Banco do Brasil a todos os funcionários do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev Maceió). Nele serão explicadas as regras para aposentadoria, a legislação e a organização dos processos, além de estudar, em uma análise prática, o sistema de benefício. O evento pretende esclarecer, capacitar, qualificar e otimizar o tempo de tramitação de todos os processos que estão em andamento.
O Iprev Maceió é vinculado a Chefia do Poder Executivo Municipal. Com atribuições exclusivamente previdenciárias, o principal objetivo do Instituto é assegurar o direito dos servidores municipais em receber aposentadoria, ou que sua família receba pensão quando este servidor vier a falecer.
Todos os servidores públicos, não comissionados, tem o direito a esses benefícios. Homens com 35 anos de contribuição ao município (ou 60 anos de idade) e mulheres com 30 anos de contribuição (ou 55 anos de idade), podem entrar com pedido de aposentadoria no Instituto ou, em caso de falecimento do servidor, sua família pode entrar com o pedido de pensão, seja ele ativo ou inativo em serviço.
“Vamos apresentar uma visão geral sobre as regras de benefício, organização dos processos e operacionalização do sistema. Essa é a oportunidade dos servidores reciclarem seus conhecimentos, visto que será exposta uma análise de benefício estruturada para que eles defiram com segurança os processos”, explicou Júlio Cezar das Neves, assessor da unidade de gestão previdenciária do Banco do Brasil, que está ministrando o curso.
Para Ítalo Ferro de Souza, servidor do Instituto, o evento esclarece dúvidas e acelera o trâmite dos processos. “É uma preocupação do presidente interino do Iprev qualificar seus funcionários. Nós acreditamos que, quando a equipe está em sintonia, tudo fica mais fácil e o profissional se sente valorizado por ter segurança em suas análises”, finalizou Sandra Arcanjo, Assessora Especial e organizadora do evento.
