×

Maceió

Curso debate os poderes, o Estado, o Cidadão e a Reforma Política

A 22ª turma do “Curso de Disseminadores de Cidadania” teve início na noite dessa terça-feira (5), no auditório do Senac/Poço. Em torno de 80 pessoas participaram da palestra conduzida pelo advogado e conselheiro federal da Ordem dos Advogados (OAB), Everaldo Patriota, que falou sobre “O Estado, os Poderes, o Cidadão e Reforma Política”.

O público era formado por estudantes de cursos superiores, sobretudo das áreas de Psicologia, Assistência Social, Pedagogia e Direito. O curso, gratuito e aberto ao público, é promovido pelo Instituto Silvio Vianna em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o apoio do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL).

A aula inaugural foi prestigiada pelo diretor do Instituto Silvio Viana, Pedro Guido, o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, José Carlos Castro, a controladora-geral do Estado, Rosa Barros Tenório, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Fernando Telles, a analista tributária da Receita Federal, Valéria Bezerra, entre outros.

Até o dia 11 de outubro serão 10 encontros, sempre as terças e quintas-feiras, a partir das 19h, na unidade do Senac/Poço. O curso oferece carga horária de 30 horas, apostilas gratuitas e certificado após a conclusão. A próxima aula acontece nesta quinta-feira (7). A palestra será ministrada pelo professor/doutor de Economia da UFAL, Fábio Guedes. Ele abordará o tema “Poder Econômico e Soberania dos Países”.

Palestras e convidados

Consta da programação a participação de onze palestrantes convidados. Entre eles, o chefe da Controladoria Geral da União em Alagoas, José Wiliams, o secretário de Controle Interno de Maceió, Fellipe Mamede, o delegado da receita federal, Plínio Feitosa, os promotores de Justiça, Ubirajara Ramos e José Carlos Castro, entre outros.

O ciclo de palestras apresenta temas como, “O Gestor e o Orçamento Público”, “Conselhos e Controle Social”, “Função Social do Tributo”, “Licitação”, “Controle da Gestão Pública”, “O Papel do Ministério Público” e “Atos Ilícitos na Administração Pública”.