O curso de Medicina Veterinária, do Centro Universitário CESMAC, recebeu premiação no 3º Congresso Acadêmico da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).
O evento foi realizado no final do ano passado, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, abordando o tema: Integração Ensino – Serviço: Dialogicidade e Relações Colaborativas Interprofissional.
A equipe representante do CESMAC, composta por discentes e docentes, conquistou a segunda colocação, na Categoria Comunicação Oral. O projeto dos mesmos, intitulado “Frequência de Aglutininas Anti-Brucella Abortus em Ovinos no município de Sanharó-PE”, foi desenvolvido no interior de Pernambuco e apresentou resultados significativos para os criadores de ovinos e gado em geral, presentes na região trabalhada.
“Se inscrever em Congressos é uma forma de incentivar a pesquisa e de alcançar o reconhecimento”, explica o professor de Medicina Veterinária do CESMAC, Andreey Teles, autor da pesquisa. A aluna do 8º período de Veterinária da Instituição, Heloísa Carvalho, também falou sobre a experiência de participar de um projeto tão importante para sua formação acadêmica. “Participar desse projeto traz um enriquecimento para meu currículo, além da experiência que pude adquirir com esse trabalho”.
Com o projeto, foi constatada a necessidade de um trabalho mais específico sobre a doença que atinge alguns animais, causada por uma bactéria chamada Brucella Abortus. Os resultados apurados na pesquisa, feita no Sertão e Agreste pernambucano, comprovam que os rebanhos ovinos avaliados representam um risco para os demais rebanhos da redondeza e, também, para a população que consome a carne e produtos derivados dos animais abatidos.
