O município de Penedo vive um momento histórico com o início oficial do curso de Medicina da Qualin – Faculdade de Saúde, com a Aula Magna que aconteceu nesta segunda-feira, 14/07. A chegada da graduação representa mais do que um avanço educacional: é um marco no desenvolvimento social, econômico e na potencialização da saúde pública da região.
Com um projeto pedagógico unindo o tradicional e o moderno a Qualin entrega uma infraestrutura de ponta e um corpo docente qualificado. O curso foi planejado para formar médicos comprometidos com a ciência, a ética e o cuidado humanizado. A formação médica agora mais próxima da população do Baixo São Francisco promove oportunidades e retém talentos que, antes, precisavam buscar outros municípios para realizar o sonho de cursar Medicina.
A implantação do curso também contribui para o fortalecimento da rede de saúde local, por meio de estágios, práticas clínicas/hospitalares e projetos de extensão que beneficiarão diretamente a comunidade. Além disso, movimenta a economia, atrai novos investimentos e posiciona Penedo como polo de educação superior e inovação na área da saúde.
Para o diretor geral da Qualin, Daniel Ramalho Marinho, este é um passo decisivo na missão da instituição. “Trazer o curso de Medicina para Penedo é acreditar no potencial transformador da educação Médica e no protagonismo da região. Estamos comprometidos em formar profissionais de excelência e contribuir ativamente com o desenvolvimento da cidade de Penedo.”
Este é um novo tempo para Penedo. Um tempo de esperança, crescimento e transformação. A cidade, com sua tradição histórica e cultural, agora será referência em formação médica com a chegada da Qualin – Faculdade de Saúde.
