×

Sergipe

Curso de manipulação de alimentos já instruiu 140 feirantes e ambulantes

Os aracajuanos poderão ficar mais tranquilos na hora de comprar produtos alimentícios em estabelecimentos de rua. Até o mês de dezembro, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) estará realizando um curso de manipulação e higienização de alimentos para feirantes e vendedores ambulantes, numa parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Vigilância Sanitária de Aracaju.

O curso iniciou em agosto e já alcançou a marca de 140 participações. Com o certificado em mãos, os concluintes estarão aptos a comercializar nas feiras e mercados conforme as orientações da RDC 216/04, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Todo manipulador de alimentos precisa ter esse curso. A iniciativa vem para prestar um serviço melhor à população”, afirma Aneclavilze Nascimento, coordenadora de grupos da Fundat.

A capacitação possui carga horária de 15h: 8h de aulas teóricas (de segunda a quarta-feira), realizadas nas dependências do Mercado do Conjunto Augusto Franco; e 7h de aulas práticas (toda quinta e sexta-feira), diretamente nos pontos de venda dos ambulantes. De acordo com Adriano Garrido, instrutor do Senac, os alunos têm demonstrado disposição no aprendizado. “Nós falamos de higiene nas mãos, do uso correto do uniforme, equipamentos e utensílios, e da exposição dos alimentos à venda. Está sendo muito proveitoso”, explica Adriano.

Melhor para todos

O feirante Antônio Domingos Fernandes já trabalha no Conjunto Augusto Franco há mais de 20 anos. Embora possua experiência na área, ele considera que os ensinamentos são essenciais para que os profissionais se atualizem nos métodos higiênico-sanitários necessários à prática diária. “Eu acho certo. É bom para mim e para o cliente. O conhecimento adquirido é grande”, avalia Antônio.

Por lidar com frutos do mar, José Sivaldo tem consciência da importância de manter o seu box em condições apropriadas de salubridade. “O cliente vai ter mais confiança e garantia no meu produto. Eu acredito nisso”, pondera o feirante, empolgado com a oportunidade. “Fiz o primeiro [curso] e gostei, a reação é ir procurando por outros. O que aparecer e servir vale a pena. É mais qualificação”.