×

Sergipe

Curso de Formação de Agentes de Trânsito é iniciado em Itabaiana

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), através da Escola Pública de Trânsito (EPTran) e do Centro Técnico Profissionalizante de Trânsito (Centep), deu início na manhã da segunda-feira, dia 19, a mais um Curso de Formação de Agentes de Trânsito. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da Escola de 1º Grau Dr. Augusto César Leite, no município de Itabaiana.

A aula inaugural do curso, que reúne agentes de trânsito das cidades de Carira, Lagarto e Itabaiana, contou com a presença do comandante da CPTran, Fábio Machado, que na oportunidade representou o diretor-presidente da autarquia, Humberto Costa; da gerente de Recursos Humanos, Josefa Mendonça Almeida Gomes; da coordenadora da EPTran, Carolina Amorim; do coordenador da Ciretran de Itabaiana, Marcelino Cunha, e do diretor de trânsito do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT ) de Carira, George Xavier.

O curso de formação de agentes de trânsito (CFAT) é composto por 130 horas/aula. Entre as matérias abordadas estão Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Acidentes de Trânsito, Engenharia de Trânsito e Primeiros Socorros. O sargento da CPTran, Oscar Silva Neto, deu início ao primeiro módulo do CFAT e falou sobre a importância da atuação do agente da autoridade de trânsito.

“O objetivo principal desse treinamento é capacitar os agentes no processo de municipalização do trânsito. Esse curso é dividido em duas etapas:a teórica e a prática. Ao final do conteúdo que será visto em sala de aula, proporcionaremos uma vivência aos alunos a respeito da verdadeira função do agente de trânsito dentro do município. Eles atuarão em operações realizadas por policiais militares da CPTran e farão procedimentos de fiscalização baseados em técnicas de abordagem ao condutor”, destaca o Sargento Oscar.

Para o coordenador da SMTT de Itabaiana, José Luiz Santiago de Mendonça, essa capacitação agregará mais qualidade ao trabalho desempenhado pelos agentes do município. “Essa iniciativa é fundamental para melhorarmos os serviços que são ofertados pelas SMTTs e, assim, tentarmos reduzir os índices de violência no trânsito. Com esse curso, nossos agentes passarão a ter condições de inibir e fiscalizar abusos cometidos por alguns condutores”, opina.

Atuando como agente de trânsito no município de Carira há quase dois anos, José Edelbrando de Almeida falou sobre a necessidade da realização de cursos de capacitação para quem já possui experiência na área e para quem ainda vai começar a trabalhar com o trânsito. “Com o quadro de instrutores que foram selecionados para esse curso, não tenho dúvida de que essas aulas serão um recurso muito bom para nós. Com certeza, sairemos daqui melhor preparados para exercer nossa função. A população também vai ser muito beneficiada, porque agente capacitado na rua é sinônimo de segurança para os cidadãos e de um trânsito que vai fluir melhor e mais organizado”, conclui.