Governador Teotônio Vilela na fala na abertura do Seminário
A abertura do Seminário Nordeste Sobre o Pré-sal -“Os reflexos da descoberta do Pré-sal no desenvolvimento do Nordeste”, teve início na manhã desta quarta-feira (14), no Hotel Hiz Lagoa da Anta, na capital alagoana, Maceió, reunindo centenas de autoridades da área pretolífera do nordeste brasileiro.
A abertura oficial do evento contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, que representou na oportunidade o Presidente Luiz Inácio Lula das Silva, além do Governador Teotônio Vilela Filho, da Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse, Senador Fernando Collor, que idealizou o evento que foi aberto solenemente pelo presidente do Instituto Arnon de Melo, Carlos Mendonça, que ressaltou a importância do seminário para o estado de Alagoas.
Em sua fala durante a abertura do evento, o Governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Vilho, lembrou que todas as conquistas e avanços tem tido a significativa participação da Universidade Brasileira que históricamente tem contado com o apoio da Petrobras. “As mudanças vêm através da participação de todos. Não podemos tratar os desiguais como iguais, pois, só sabe o que é desigualdade aqueles que conhecem a situação de uma família que vive com menos de um salário mínimo mensal. Nessa família, o pai apresenta as marcas precoce do envelhecimento, a mãe vive deprimida, o filho está nas drogas, quando não morreu por conta delas e, a filha está grávida e muitas vezes não sabe nem quem é o pai da criança. Somente os avanços sociais podem mudar nossa realidade”, afirmou Teotônio Vilela.
O Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimermann, ressaltou o trabalho do Senador Fernando Collor, a quem saudou como um grande articulador em prol do desenvolvimento e avanços tecnológico do Brasil. “Hoje a nossa realidade quando falamos em Petróleo é completamente diferente de anos passados, quando o país importava 80% e produzia apenas 20% do Petróleo consumido no Brasil. O Pré-sal é uma realidade que só trará benefício para o povo brasileiro, disse o Ministro.
Durante a primeira explanação da manhã desta quarta, o professor Eduardo setton, Coordenador do Laboratório de Computação Científica e visualização da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, falou sobre os avanços tecnológicos da Universidade Brasileira, sobretudo em Alagoas, e oficializou o anúncio do lançamento do primeiro Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo da UFAL, que formará sua primeira turma em 2011.
Fazendo um rápido histórico de criação de cursos na UFAL, o professor Eduardo Setton, lembrou que em 1955 foi criado o primeiro Curso de Engenharia da Universidade, sendo naquela época o curso de Engenharia Civil. Posteriomente, em 1986, foi criado o Curso de Graduação em Engenharia Química, sendo novamente criado outro cursode engenharia, somente dez anos depois, com a interiorização da universidade que criou o Campus-Arapiraca com Pólos nas cidades de Penedo e Palmeira dos Índios. O município ribeirinho recebeu dois cursos, um deles foi o de Engenharia de Pesca.
