Curso foi uma ação da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos
Pelo menos 70 mulheres do município de Paripueira participaram de um curso de capacitação para Construção Civil que durou três semanas. O curso aconteceu na Escola Municipal Pedro Reys e foi uma ação da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Para a titular da pasta, Katia Born, o objetivo é descobrir novos talentos.
“São mulheres entusiasmadas para participar da construção civil, já que neste mercado está faltando mão de obra e tenho certeza que elas irão surpreender os construtores do nosso Estado”, destacou. Segundo um dos professores da capacitação, Oberdan dos Santos, a maioria busca independência financeira e o curso pode ser a alternativa.
“É um curso em que as mulheres podem desempenhar um papel na questão de acabamento, já que têm uma visão periférica e menos superficial. A mulher hoje em dia não faz mais parte apenas dos bastidores da construção do país, mas entende que a formação vai dar autonomia financeira e a valorização que elas tanto almejam no mercado de trabalho”, explicou.
Jackeline Lima, diretora da escola onde aconteceu a capacitação, se mostrou entusiasmada com o empenho das participantes no curso. “O curso deu oportunidade para as mulheres terem uma visão diferente do mercado de trabalho. Hoje as mulheres ganham cada vez mais força e a construção civil é mais uma porta que se abre para a profissionalização delas”, disse.
O curso contou com a participação da psicóloga Carla de Oliveira, do engenheiro de Segurança no Trabalho Fleurange Costa e de Oberdan dos Santos, que falou sobre engenharia civil.
