×

Penedo

Curso de arquitetura do Cesmac desenvolverá projeto para Penedo

Universitários acompanhados pela professora e secretária de infraestrutura de Penedo, Melissa Mota

No último sábado,12 de março, a turma do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC visitou a cidade de Penedo acompanhados pelas arquitetas Adriana Guimarães (professora da disciplina de Técnicas Retrospectivas e Diretora do Pró-Memória de Alagoas) e Melissa Mota (professora da disciplina de Projeto Pasagístico II e Secretária Municipal de Infraestrutura e Obras de Penedo). A intenção da visita foi a de percorrer e conhecer a área do aterro da Lagoa do Oiteiro com a finalidade de desenvolvimento, em sala de aula, de um projeto urbano-paisagístico para o local que irá receber os prédios do novo Fórum, INSS, PSF e Espaço Mais Cultura.

Além de percorrer o sítio histórico, visitando monumentos como a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, a Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos e o Teatro Sete de Setembro, foram realizadas também visita às obras do Mercado Público e do Pavilhão da Farinha e reconhecimento do entorno da área a ser estudada.

Já no almoço, Melissa Mota apresentou os alunos ao Prefeito Israel Saldanha Neto, que deu as boas vindas a todos, agradeceu o empenho e explicou a importância da área da Lagoa do Oiteiro para a cidade. A intenção é que o melhor trabalho desenvolvido até o final do semestre seja premiado e, à medida que o município conseguir recursos, o mesmo possa ser implantado na cidade.

“Projetos custam muito caro, de forma que esbarramos em dificuldades para a sua contratação e elaboração. E, sem os projetos, fica impossível buscar recursos para o Município, de forma que ações como esta, onde há a cooperação entre o poder público municipal e a universidade, são muito bem vindas. Além disso, favorecemos a formação dos profissionais com o desenvolvimento de um projeto com chances reais de ser executado” Afirmou o prefeito.

Segundo a Secretária e Mestra Melissa Mota: “É sempre um prazer poder trazer os alunos a Penedo e poder mostrar e divulgar o nosso trabalho. Os alunos mostram-se sempre muito receptivos e animados com a possivilidade de desenvolver um projeto em grande escala, que será executado. A metodologia que se aplica nesse caso tem início com as visitas a campo e reuniões com o prefeito Israel Saldanha para o entendimento das reais necessidades para a elaboração do projeto. Em seguida, o projeto começa a ser desenvolvido em sala de aula com a orientação das professoras da disciplina, eu e Carlina Rocha e, quando o projeto estiver em nível de estudo preliminar, deverá ser apresentado ao prefeito para sua análise e sugestões. Ao todo serão desenvolvidos 7 projetos, em equipes de 3 alunos e o melhor projeto será o premiado.”