Fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa Maceió) e de municípios de Alagoas, Sergipe e Amazonas participam, até sexta-feira (25), do Curso de Hemodiálise promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Maceió Mar Hotel. Realizado em Maceió numa parceria entre a Visa municipal e a estadual, o curso tem como objetivo capacitar os inspetores para atuar no gerenciamento de riscos e qualidade da água utilizada no processo de hemodiálise.
“Esse curso é de grande importância para a saúde da população e há muito tempo tentávamos aplicá-lo em Alagoas, reforçando a capacitação dos técnicos locais, que terão a chance de absorver esses conhecimentos e promover fiscalizações mais eficientes sobre esses serviços de saúde”, afirmou o diretor da Visa estadual, Paulo Bezerra.
No curso, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a função dos rins, doenças renais, modalidades de tratamento, legislação sanitária aplicada ao tema e análise de riscos (com dados de mortalidade e morbidade), com o médico, mestre em Nefrologia e técnico da Visa do estado do Rio de Janeiro, Reinaldo Chain, que será responsável também pela aula prática de inspeção em hemodiálise no Hospital Universitário.
O evento terá ainda a participação do químico e técnico da Anvisa, André Sinotti, com a palestra “A Qualidade da Água”; do engenheiro de equipamentos Carmine Máglio Neto, com a palestra “Equipamentos de Hemodiálise” e a aula prática “Equipamentos para Hemodiálise no Hospital Universitário”, do coordenador da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, abordando o tema “Coleta de Água para Hemodiálise”, além da participação da técnica da Anvisa, Helen Norat Siqueira.
“A capacitação permanente é um dos fatores essenciais na nossa atividade. Em parceria com a Visa estadual, estamos ampliando esse investimento, que objetiva consolidar ainda mais as ações que realizamos”, ressalta o coordenador da Visa Municipal, Ricardo Walker.