×

Alagoas

Curso capacita produtores rurais do Estado em inseminação artificial

Produtores rurais de Alagoas participaram de um curso de inseminação artificial em bovinos, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

De acordo com Rogério Madeiro, veterinário da Adeal e instrutor do curso, os 13 participantes estarão aptos à prática de inseminação artificial em bovinos pelo método Shiva.

Participam da formação produtores rurais, assentados e técnicos das cidades de Batalha, Colônia de Leopoldina, Campo Alegre, Traipu, Ouro Branco, Jacaré dos Homens e Quebrangulo.

“O que aprendi aqui vou levar para o assentamento onde vivo. Agora tenho uma formação na técnica de inseminação”, afirma o produtor rural Vanderson da Silva, do Assentamento Poço de Pedra, de Jacaré dos Homens.

O curso, com 40 horas, é uma das ações do Programa Pró-Leite, desenvolvido pela Seapa, e visa o melhoramento genético de rebanhos, ensino e doações de sêmen, equipamentos e materiais para a inseminação.

Com essa formação, analisa o secretário estadual de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, será possível melhorar e triplicar o rebanho e ampliar a renda de produtores rurais. “Essa é uma ação continuada da Seapa, Senar e Faeal. Este é o primeiro curso que promovemos e vamos realizar muitos outros”, informa o secretário.

No encerramento, cada aluno recebeu certificado de participação e uma muda de craibeira, árvore-símbolo de Alagoas. “A partir de agora essa será uma prática nos cursos realizados pela Seapa”, completa Álvaro Vasconcelos.

Na ocasião, o secretário fez o plantio de mudas de craibeira, no Parque de Exposições Amir Amaral.