×

Cultura

Curadoria da 2ª edição da exposição ?Paisagens Caiçaras? seleciona indicados ao Selo Especial 2022

O projeto é resultado de uma parceria entre a Superintendência do Iphan-PR, a UFPR e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

De 14 de fevereiro até 20 de março, período de inscrições para a 2ª edição da exposição virtual Paisagens Caiçaras, o projeto conseguiu 48 filiações e um total de 246 imagens. Ao final do mês de março, os representantes das comunidades caiçaras que compõem a equipe de curadoria selecionaram os cinco autores indicados ao selo especial “As vilas e populações caiçaras do Brasil”. A temática foi sugerida pela população à Gerência de Filatelia dos Correios para a emissão de um selo especial em 2022.

Indicados ao Selo Especial “As vilas e populações caiçaras do Brasil”

Aurélio Rufo – Paisagens Caiçaras de Ilhabela
Daniel Chapaval e Mariana Balduzzi – Memória Caiçara
Guido Paraty – Vida Caiçara em Paraty
Leandro Diéguiz – Olhares de dentro
Noelia Bordoli Pisani – Trindade Pesca

A equipe de curadoria da exposição virtual é composta por José Carlos Muniz, professor da rede pública de ensino em Paranaguá/PR; Cleber Rocha Chiquinho, professor da rede pública de ensino em Cananéia/SP; e Camila Souza Quelhas Esteves, gestora cultural em Bertioga/SP, e Leila da Conceição, liderança comunitária da Praia do Sono, em Paraty/RJ.

A exposição virtual Paisagens Caiçaras – “As Vilas e Populações Caiçaras do Brasil” é resultado de uma parceria entre a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan-PR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Processo seletivo

Ao todo, o projeto recebeu inscrições de 48 pessoas e 246 imagens, que são fotografias em sua maioria, mas há também trabalhos que se utilizam de outras técnicas como pintura, gravura, desenho e colagem digital. Deste conjunto, 223 trabalhos de 42 autores foram habilitados e analisados pela equipe de curadoria do Paisagens Caiçaras.

Primeiramente, do conjunto de 223 imagens dos 42 autores habilitados para a etapa de curadoria, 28 imagens, de 11 autores, foram previamente eliminadas por não atenderem o mínimo de dois critérios segundo a avaliação da maioria simples dos membros da equipe.

Sendo assim, a curadoria se voltou à revisão de um total de 195 imagens de 31 autores. Após ampla discussão, os membros da comissão de avaliação construíram um consenso pela eliminação de mais 34 imagens, de 5 autores, julgadas como não-pertinentes para o escopo da 2ª edição da exposição, e deliberou pela seleção dos trabalhos abaixo listados, em dois blocos.

Trabalhos selecionados para a exposição e para possível indicação ao selo especial

Alan Conceição – Praia do Sono
Aurélio Rufo – Paisagens Caiçaras de Ilhabela
Daniel Chapaval e Mariana Balduzzi – Memória Caiçara
Guido Paraty – Vida Caiçara em Paraty
Henrique Luís de Almeida – Caiçara de terra e mar
Isabel Taliberti Galvanese – Caiçara
Ivan Carlos Neves – Caiçara: a essência
Leandro Diéguiz – Olhares de dentro
Lizangela Pinto Siqueira – Meu olhar
Luiz Eduardo Geara – O sacro e o Profano, festas populares de Matinhos
Maria Rita Basso – Descanso Canal Carijó Cananéia
Neliane Mendes – Gente do mato e seu jeito caiçara de ser
Nicia Guerriero – Cores Caiçaras
Noelia Bordoli Pisani – Trindade Pesca

Trabalhos selecionados apenas para a exposição

Adão Alves Pacheco – Comunidade Tradicional Caiçara do Rio Pequeno
Antonia Regina – Peixe só Amanhã
Bruno Neri – Olhares caiçaras
Elison Fernandes – Canoeiro
Fernando Caixeta – Rio Ribeira
Juliana Camargo Macedo – Marítimos
Marcela Cristina Bettega – Quintal caiçara
Paulo Estevaletto – Fotos branco e preto analógicas
Priscila Alves – Olhares sinceros
Roberta Pisco – Entre o mar e a montanha
Rodolfo Guimarães Vidal – Apresentação da Dança de São Gonçalo

Posteriormente, a curadoria da exposição, considerando os critérios de avaliação do edital e o enquadramento das propostas quanto a qualidade técnica, pertinência conceitual e viabilidade de desenvolvimento do selo, decidiu sobre os cinco autores indicados ao Selo Especial “As vilas e populações caiçaras do Brasil”, listados no início da matéria.