O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, lojistas e empresários de Arapiraca se reuniram nesta sexta-feira (30) para discutir ações de combate a crimes em regiões comerciais do município. O encontro foi realizado no bairro Alto do Cruzeiro.
Integrantes da Chefia de Inteligência da SSP apresentaram um estudo que mapeou as principais ocorrências e apontou soluções e estratégias a serem adotadas para combater as práticas criminosas, além de fortalecer o diálogo entre lojistas e as forças de segurança.
Com base no Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, o levantamento detalhou ocorrências de furtos e roubos no Centro de Arapiraca e bairros do entorno entre janeiro e junho deste ano.
O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luciano Felizardo, destacou que a prática de roubos e furtos em regiões centrais é uma problemática recorrente de todas as grandes cidades do país. “O centro de Maceió, por exemplo, tem vida durante o dia, mas depois das 19h, quando as lojas já estão fechadas, acontece esse fenômeno. Então, precisamos trabalhar para adotar estratégias de combate a esses crimes nos horários de maior incidência”, disse.
“Com base nos dados que possuímos, iremos colocar algumas estratégias em execução para reduzir este tipo de crime na cidade. Ao longo dos últimos anos, já reduzimos em mais de 50% o número de homicídios em Arapiraca, passando de 210 em 2014 para 103 no ano passado. Esse encontro foi muito proveitoso para conseguirmos alinhar ações e fortalecer a parceria com os empresários da cidade”, explicou o secretário Flávio Saraiva.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), Wilton Malta, falou da importância da reunião e agradeceu aos gestores da Segurança Pública pela disponibilidade em ouvir as demandas do setor e se prontificarem a adotar novas estratégias de combate a crimes contra o patrimônio.
“Quero agradecer a presença do secretário Flávio Saraiva e dos demais aqui presentes. É muito importante essa reunião para que a gente possa entender melhor o que está acontecendo e buscar medidas conjuntas mais eficazes. Iremos trabalhar juntos para construir ações em benefício de todos”, afirmou.
O encontro também contou com a presença do secretário municipal da Ordem Pública de Arapiraca, Enio Bolivar; do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier; do deputado estadual Ricardo Nezinho; do vice-presidente do Sindilojas, Eramir Filho; do presidente da Associação do Centro Novo, Cláudio Júnior, além de empresários e comerciantes do município.