O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Iprev) realiza no próximo dia 27 o Seminário Dinâmica da Seguridade, que marca os 10 anos do órgão e visa disseminar a cultura previdenciária entre a população. O evento será realizado no Centro de Convenções, em Jaraguá.
Segundo a presidente do Iprev, Cida Ribeiro, há uma carência entre os próprios servidores do órgão de conhecimentos relacionados à previdência social. “Percebi isso logo que assumi o cargo no município. Daí nasceu a ideia deste seminário”, lembra.
Para disseminar essa cultura previdenciária o evento tem uma programação diversificada, formada por palestrantes especialistas no assunto. Um dos temas é o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que será abordado pelo coordenador geral de auditoria atuária, contabilidade e investimentos do Ministério da Previdência Social, Otoni Guimarães.
Além de técnicos do Ministério da Previdência Social, o seminário também terá palestras de funcionários do corpo técnico do Banco do Brasil. O evento tem caráter estadual, o que deve reunir gestores dos 102 municípios de Alagoas.
“Além da programação oficial também vamos lançar uma cartilha do Iprev que será entregue aos seus segurados, cerca de 16 mil pessoas. A cartilha vai ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto”, explica Cida Ribeiro.
Para participar do seminário basta doar 2 quilos de alimentos não perecíveis. Todos os alimentos doados serão entregues à Casa do Pobre, no Vergel do Lago, que já conta com o apoio da Prefeitura de Maceió.
Nova sede
Além do Seminário Dinâmica da Seguridade, o Iprev também vai celebrar os 10 anos de fundação do instituto com a inauguração da nova sede, no bairro do Farol. As novas instalações serão apresentadas à população no próximo dia 26, às 11 horas.
O local terá um telecentro com 10 computadores – doados pelo Banco do Brasil – para que os aposentados e pensionistas do município possam efetuar alguns serviços, como solicitar extrato de contracheque.