O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, lança dez editais inéditos que vão oferecer um total de R$ 30 milhões a projetos de profissionais e estudantes do setor audiovisual.
Todos os programas serão realizados com foco na valorização do desenvolvimento de processos criativos, em categorias como produtos, programas de qualificação e aprimoramento profissional, além de pesquisas, oficinas e workshops.
Os editais lançados pelo ministério são : ProCultura VideoDança, ProCultura Autor Roteirista, Laboratório ProCultura Sonhar TV, ProCultura Inter/Curtas, ProCultura UniverTV, ProCultura VideoClipe, ProCultura LOC Brasil, ProCultura Telefilmes de Invenção no Gênero, ProCultura Curatori e Procultura Coletivos Criativos.
O objetivo dos programas é ampliar o mercado e atingir segmentos antes não contemplados pelas políticas audiovisuais – como videolocadoras, universidades e curadores.
Além disso, cada categoria vai valorizar a interação do audiovisual com outras artes – como literatura, música, dança -, a fim de conquistar novos talentos e novos públicos para a atividade audiovisual.