×

Negócios/Economia

Cultura do abacaxi é fomentada no Agreste, Baixo São Francisco e Litoral

Técnicos serão treinados em cultivar cultura do abacaxi

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Superintendência de Assistência Técnica, Pesquisa e Extensão, dá continuidade esta semana aos cursos de capacitação para técnicos agropecuários e engenheiros agrônomos. De 7 a 9 de abril, 20 técnicos serão capacitados sobre cultura do abacaxi.

O treinamento será realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no bairro do Jaraguá, em Maceió, e faz parte de um convênio entre a Seagri e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Os técnicos atuam principalmente nas regiões Agreste, Baixo São Francisco e Litoral, onde mais se cultiva a fruta”, ressalta o engenheiro agrônomo Ruy Falcão, diretor de Extensão Rural da Seagri. Segundo ele, o curso inclui os seguintes temas: controle de doenças, período de plantio, indução floral, tratamento de pós-colheita e consórcio com outras culturas.

Nos municípios de Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia, a fruta é cultivada em mais de 400 hectares e gera renda para os pequenos agricultores. Para financiar a produção, muitos deles recorrem ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).