Um dos mais importantes pontos de encontro e comercialização de livros e discos de Maceió, localizado no trecho da Rua Dr. Pontes de Miranda, popularmente conhecido como “paredão da assembleia”, será beneficiado com ações de reestruturação física que possibilitem a criação de um circuito com atividades ligadas aos segmentos culturais Livro, Leitura e Literatura.
O projeto que cria o Circuito de Leitura da Rua Dr. Pontes de Miranda é uma parceria entre o Centro Universitário Cesmac e a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Unidade Executiva Municipal Fiscal (UEMF) da Secretaria Municipal do Governo. As melhorias estão sendo discutidas com os proprietários de alfarrábios do local, cujas atividades deverão ser impactadas positivamente com o desenvolvimento das ações.
Esta semana, as arquitetas urbanistas e professoras do curso de Arquitetura do Cesmac, Hanah Melo e Pollenya Pontes, responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, apresentaram detalhes da proposta aos alfarrabistas. Durante reunião no auditório da FMAC, foram apontadas as ações que serão implantadas pela Prefeitura. Entre elas, a recuperação da calçada e a implantação de projeto de iluminação e sinalização para o Circuito de Leitura.
Para Samuel Pereira de Oliveira Cardoso, dono de sebo, o projeto vai melhorar e muito a atividade dos alfarrabistas no local. “Hoje, trabalhamos em um lugar que mais parece uma favela, a requalificação da área sem dúvida vai atrair o nosso público”, comemorou Cardoso.
A arquiteta Hanah Melo destacou que as melhorias físicas na área vão valorizar o espaço urbano e incentivar que a própria população se sinta integrada e colabore mantendo o local limpo. “Acreditamos que tudo isso implicará no aumento da circulação de pessoas, na atração de turistas e consequentemente no desenvolvimento da atividade comercial local”, defendeu Melo.
A assessora especial da FMAC, Vania Amorim, explica que com o investimento no projeto a Prefeitura está incentivando um importante e promissor segmento da cultura, o Livro Leitura e Literatura. “Atraindo o público para o Circuito de Leitura estamos colaborando também para o desenvolvimento de todas as atividades ligadas a cultura existente naquele corredor cultural que conta ainda com lojas instrumentos musicais, livrarias e auditórios”, afirmou a Amorim.
