Ximbra ou bola de gude, carrinho de rolamento ou rolimâ, pião de madeira com linha, corda, entre outros brinquedos. Nessa proposta de tecnologia sem uso de internet, energia ou baterias, o Chalé dos Loureiros – localizado na Avenida Getúlio Vargas, em Penedo – abre suas portas até o próximo sábado (30) para a exposição ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’.
O evento com acesso gratuito é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (SECRIA), e da da Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).
“Iniciamos as comemorações do mês do Folclore celebrando a nossa cultura popular aqui no Chalé dos Loureiros, onde, durante toda a semana, teremos apresentações culturais e muitas brincadeiras com o Tadeu dos Bonecos e a Companhia Flor do Sertão. Em paralelo, acontece a exposição realizada pela Secretaria de Estado da Primeira Infância, ‘Brincar é Arte e Arte Faz Crescer’, que resgata brinquedos e brincadeiras do passado, reforçando a importância de não ficar apenas nas telas, mas de estimular a criatividade, usar e explorar a imaginação. Elaboramos uma programação recheada de atividades interativas para as crianças, com cantigas de roda, apresentações com bonecos e muito mais. Tenho certeza de que será uma experiência marcante para toda a família e inesquecível para os pequenos que vierem visitar”, destacou a secretária de Cultura, Tereza Machado.
A programação conta ainda com apresentações culturais de grupos como Quilombolinhas, Coco de Roda, Capoeira, Carimbó, Ribeirinhas, Cia Flor do Sertão e Tadeu dos Bonecos. Além da oficina de pirografia com Jay Anderson, da empresa Seu Artesão.
A entrada é gratuita e os horários são das 9h às 12h e das 14h às 17h, até sexta-feira. No sábado (30), a programação acontece das 8h ao meio-dia.
Nesta segunda-feira (25), primeiro dia da exposição, o Colégio Imaculado Conceição levou quatro turmas, do Infantil 3 ao 1º ano. A coordenadora pedagógica da instituição, Isys Graziella, comentou sobre a visita.
“Viver e brincar é muito importante. Hoje as crianças estão aprendendo o que é clássico, como as brincadeiras de roda e músicas culturais. Penedo, sendo berço histórico e cultural do nosso estado, é o lugar ideal para que elas conheçam sua própria história, a história dos brinquedos e das brincadeiras do passado, que, sem tecnologia, já traziam tanta alegria. É fundamental que as crianças vivenciem momentos de lazer e aprendizado, pois isso contribui para a compreensão de valores culturais e históricos relevantes”, encerrou.
Secom – PMP

