Oficinas de artistas e mestres de comunidades e povos tradicionais, da cultura popular, debates, mesas-redondas e apresentações de pontos de cultura do Brasil. Essas são algumas atividades da programação do IV Encontro Expressões Vivas. O evento começa hoje, 10 de fevereiro, na cidade de Dakar, local onde acontece desde domingo, 6 de fevereiro, o Fórum Social Mundial.
O encontro promoverá debates com representantes internacionais, sobre questões relacionadas a diversidade cultural, sustentabilidade, economia criativa, patrimônio histórico, material e imaterial, cultura popular, entre outras. Haverá, ainda, produção de programas documentários sobre cultura.
As atividades contarão com representantes de empresas brasileiras como a Petrobrás, autoridades do governo federal, artistas e representantes do terceiro setor e da sociedade civil organizada.
Participação especial
Durante o IV Encontro Expressões Vivas haverá a participação do multi-artista e percussionista Alexandre Garnizé, que durante o ano de 2011 realiza residência artística na capital senegalesa, com o patrocínio do Ministério da Cultura.
Nascido em Camaragibe, região metropolitana do Recife, Pernambuco, reside no Rio de Janeiro há 10 anos. Versatilidade, talento e atitude são as marcas registradas do percussionista que já viajou o mundo para representar sua comunidade e a cultura afro-brasileira e nordestina.
Futuro presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa
Emir Sader, indicado para assumir a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa está em Dacar e marca presença no Fórum Social Mundial. Em seu blog, ele postou suas impressões sobre o evento. “o FSM em 2011 representa um avanço na superação das barreiras artificiais entre forças sociais e forças políticas, entre resistência e construção de alternativas”.