O Mercado Público de Jaraguá deve se tornar atração turística, através de sua culinária. Esse foi o tema de uma reunião na tarde de ontem, na sede do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, entre a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, e o diretor-presidente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira.
O projeto é proposto pela consultora Perolina Lyra, especializada na área turística. De acordo com sua proposta, a requalificação do Mercado de Jaraguá teria, como objetivo, sua transformação em atração turística, em especial por conta da culinária que é oferecida no estabelecimento.
A comida regional oferecida no café da manhã e no almoço é alvo de grande procura no Mercado de Jaraguá. “É importante apostarmos na culinária do Mercado do Jaraguá e, também, no comércio de frutas”, disse Perolina.
A secretária Solange Jurema destacou a vocação turística que o Mercado de Jaraguá apresenta. “O mercado fica em um bairro tombado pelo patrimônio histórico. Além disso, é muito próximo do Centro de Convenções, que sempre conta com eventos nacionais e internacionais durante o ano. Tudo isso deve ser levado em consideração”, afirmou.
O Mercado de Jaraguá é um dos estabelecimentos de Maceió objeto da consultoria do especialista José Alberto Muricy, que já trabalhou na requalificação de diverso mercados públicos e feiras livres no país. Também são objeto da consultoria o Mercado da Produção e o Mercado do Tabuleiro do Martins.
Muricy já visitou os três mercados, em meados do mês passado. Ele deve voltar a Maceió no início do próximo mês, para uma oficina com demais órgãos públicos e parceiros do município da iniciativa privada para estabelecer metas com o objetivo de requalificar os mercados. O processo de requalificação dos mercados também foi assunto da reunião.
Convênio Maceió-Sebrae
Durante a reunião, o diretor-presidente do Sebrae Alagoas falou sobre a possibilidade de fechar um convênio com a administração do prefeito Rui Palmeira para auxiliar na requalificação dos mercados. Segundo Marcos Vieira, o Sebrae estaria disposto a fechar essa parceria.
Com o convênio, o Sebrae ajudaria em diversas pontos do planejamento do processo de requalificação dos mercados, como na realização de pesquisas envolvendo os estabelecimentos. “Resolver o problema dos mercados é algo emblemático. Acho que o investimento vale a pena”, disse a secretária Solange Jurema.
