×

Brasil/Mundo

Cuidados para sair da banheira quente e não ficar doente

Ter uma boa banheira em casa, para tomar aquele banho quente e relaxante, depois de um dia de trabalho extremamente estressante, é um verdadeiro sonho de consumo de muitas pessoas.

Os tradicionais banhos de banheira, possuem o poder de trazer grandes benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas. No entanto, para não transformar esse momento relaxante em algo ruim depois, é extremamente necessário tomar alguns cuidados para não ficar doente.

Entenda o que é choque térmico, além disso confira dicas de como tomar banho de banheira com responsabilidade e prevenindo dores de garganta e resfriados:

Choque térmico: pode causar doenças

Em poucas palavras, choque térmico é uma mudança rápida de temperatura do corpo, isso acontece porque o corpo leva um tempo para se adaptar à nova temperatura a que está sendo submetido, exigindo dessa forma grande esforço dos vasos sanguíneos.

Nas temperaturas mais quentes, as veias estão dilatadas e consequentemente mais largas, quando a temperatura cai de repente, as veias automaticamente se tornam mais estreitas, tornando mais difícil a circulação sanguínea.

Por isso, o choque térmico pode ser o responsável pelo desencadeamento de doenças, podendo causar febre, baixa imunidade, arritmia, dores de garganta, dores de cabeça e em casos mais graves, até mesmo levar a morte.

As dores de garganta e resfriados

Dentre os principais resultados do choque térmico, podemos apontar as dores de garganta e resfriados, que podem acontecer de diversas formas.

Por exemplo, você está no seu banho quente na banheira de hidro, quando saí do banheiro, entra em seu quarto com o ar condicionado ligado, consequentemente, o organismo faz com que as vias aéreas superiores obstruam a respiração, causando dores de garganta e resfriados.

Banho de banheira com responsabilidade

No entanto, saiba que é possível aproveitar aquele banho quente e relaxante na hidromassagem sem adoecer depois.

A dica mais importante, é evitar de todas as formas as mudanças bruscas de temperatura, evite sair do banheiro extremamente quente para um ambiente mais frio. Além disso, cuide muito bem da saúde do nariz, garantindo que ele esteja funcionando bem, para não predispor as dores de garganta.

Cuidar da hidratação é um ponto fundamental para prevenir as dores de garganta e os resfriados, para que dessa forma você consiga aproveitar muito bem o seu banho quente de banheira.