CSA marcou bem e saiu vitorioso do Arrudão
Valeu a pena esperar e torcer, pois a vingança azulina aconteceu nesse domingo, na estreia do time alagoano na série D. Jogando no mesmo Arrudão, palco das últimas frustrações da equipe, o CSA conseguiu derrotar o Santa Cruz por 1 x 0, graças ao gol de Everlan, assinalado aos 41m da segunda etapa.
O JOGO
Como era de se esperar, a equipe pernambucana começou o jogo pressionando, pois atuava em seus domínios, enquanto o CSA jogava no sistema defensivo, procurando se valer dos contra-ataques. Aos 3m, foi o time pernambucano que chegou com perigo. Em cobrança de falta, o goleiro Anderson não conseguiu alcançar a bola e o atacante Brasão cabeceou com perigo, mas a bola foi para a linha de fundo.
Aos 7m, ocorreu o primeiro lance de perigo do CSA. Após cruzamento de Alisson para a grande área, Catanha chegou atrasado no lance, não alcançou e a bola foi para a linha de fundo. Com dificuldades para sair jogando no sistema 4-5-1, o CSA ficava nervoso e errava muitos lances.
O Santa Cruz chegou com perigo com meia Jackson que, em uma bela jogada, passou a bola sobre Alisson, mas ao finalizar ela perdeu-se pela linha de fundo, aos 17 minutos. O CSA continuava nervoso e errando passes. Mas teve um bom momento aos 26m, com Celso que tentou o gol, mas na hora do chute a bola bateu na defesa do Santa Cruz, que livrou o perigo.
Aos 29m, o Santa Cruz chegou mais uma vez com grande perigo e teve a sua melhor chance de abrir o placar. Victor Hugo fez o passe preciso para o atacante Brasão, mas ele perdeu a boa oportunidade, de frente com o goleiro Anderson, mandando a bola por cima.
Nesse momento, o CSA passou a equilibrar o jogo, mas, mesmo assim, o Santa Cruz chegava com muita rapidez e os azulinos ainda erravam os passes. Aos 34 minutos, o Santa teve outro bom momento, com o atacante Brasão, mas, para sorte dos azulinos, ele mandou a bola para fora.
Aos 38′, o atacante Catanha foi derrubado e o volante Anderson cobrou a falta, mas a bola apenas se chocou com a barreira do Santa Cruz, sem grande perigo. Aos 45 minutos, confusão e bate-boca entre jogadores das duas equipes. O árbitro, que tinha dado dois minutos de acréscimos, acabou dando mais cinco minutos e o 1º tempo chegou ao fim apenas aos 52 minutos.
Como detalhe, na confusão Jackson, do Santa, e Serginho e Catanha, do CSA, acabaram recebendo o cartão amarelo. Até Wilson, do Azulão, que estava no banco de reservas, recebeu também o cartão amarelo. Final da 1ª etapa: 0x0.
Segundo Tempo
Na segunda etapa, o goleiro Tutti, do Santa Cruz, machucado e que quase não jogava essa partida, não voltou ao campo, sendo substituído por Darci. Aos 6 minutos, o CSA, que começou pressionando, quase marcou, mas o atacante Catanha foi infeliz na finalização e perdeu um gol para o time azulino, após grande jogada de Celso. Mesmo assim, a arbitragem já havia marcado o impedimento.
No primeiro contato com a bola, aos 12 minutos, o reserva Gilberto, do time pernambucano, arriscou um chute forte, do meio do campo, mas a bola chocou-se com o travessão do goleiro Anderson, do CSA.
Aos 17 minutos, em falha no setor de meio de campo da equipe do Santa Cruz, Lau tocou para Alisson, mas ele desperdiçou a jogada de ataque para o CSA. Já aos 22 minutos, foi a vez do Santa Cruz, que partiu em boa jogada, com o atacante Brasão, mas na hora do lance ele escorregou e perdeu a chance.
O Santa quase chegou ao primeiro gol, aos 27 minutos, com Gilberto, mas o goleiro azulino Anderson não deixou e fez boa defesa, para alívio do Azulão, que deu a resposta aos 28 minutos, com Felipe Heleno. Ao receber passe de Wilson, ele finalizou, mas o goleiro Darci estava atento e segurou firme.
Aos 34 minutos, novamente o Santa Cruz chega com perigo ao gol do Azulão, quando o atacante Brasão chuta a bola e ela, caprichosamente, bateu no travessão do CSA. O time azulino respondeu aos 36m, com Serginho, que recebeu uma bola de presente, mas chutou fraco e sem direção para a linha de fundo.
Mas, para alegria dos alagoanos, aos 41 minutos, finalmente o CSA abriu o marcador, com Everlan, calando a torcida do time pernambucano. Ele recebeu a bola na medida de Felipe Heleno, que havia recebido o passe de Wilson, e mandou para o fundo da rede, na saída do goleiro Darci: 1×0.
Aos 46′, o zagueiro Sinval salvou o CSA do gol de empate do Santa Cruz. Ele tirou a bola cabeceada que veio com perigo e que já tinha passado pelo goleiro Anderson. A torcida azulina presente ao Arruda sentiu alívio e só fez a festa no estádio, principalmente quando o árbitro encerrou a partida, aos 49 minutos. Final: CSA 1×0 Santa Cruz.
FICHA TÉCNICA
Santa Cruz x CSA – Campeonato Brasileiro Série D (1ª rodada)
Data: 18/07/2010
Horário: 16 horas (de Brasília)
Estádio: Arruda, Recife-PE
Arbitragem
Árbitro: Jailson Macedo Freitas – BA
Assistentes: Griselildo de Souza Dantas – PB e Márcio Freire Lopes – PB
Cartões amarelos: Anderson, Sinval, Serginho, Catanha, La Bamba, Madson Henrique (CSA); Osmar, Evandro, Jackson, Luiz Eduardo (Santa Cruz)
Gol: Everlan, aos 41′ do 2º tempo (CSA)
Santa Cruz – Tutti (Darci); Osmar, Menezes, Luiz Eduardo e Paulo César; Evandro (Elvis), Dedé, Jackson e Victor Hugo; Brasão e Jadilson (Gilberto)
Técnico: Dado Cavalcanti
CSA – Anderson; Celso (Felipe Heleno), La Bamba, Sinval e Alisson (Madson Henrique); Anderson, Serginho, Lau, Everlan e Paulinho; Catanha (Wilson)
Técnico: Lino
