CSA empatou e prossegue como líder isolado do seu grupo
Assim como o jogo de tabuleiro, CSA e Santa Cruz se enfrentaram na noite desta quinta-feira (30) no estádio Rei Pelé pela Copa do Nordeste em jogo tenso e equilibrado. No primeiro tempo o Santa Cruz marcou com Raúl ex-ASA e na etapa complementar, Josimar empatou para o CSA e deu números finais ao jogo com empate em 1 a 1.
Com o resultado, o CSA chega aos 8 pontos e continua na liderança da competição regional, ficando próximo da classificação, enquanto o Santa Cruz chega aos 5 e precisará vencer nos próximos jogos para passar de fase.
Na próxima rodada, que acontece no domingo, o CSA recebe o Vitória da Conquista no Rei Pelé. Já o Santa Cruz joga em Caruaru diante do Bahia.
O JOGO – 1º TEMPO
Como era de se esperar, a torcida do CSA compareceu em peso ao Rei Pelé para apoiar o time azul contra o Santa Cruz. Com a bola rolando, movimentação desde o começo. Logo no segundo minuto de jogo, Luciano Sorriso arriscou e Pantera caiu resvalando na bola e mandando para escanteio.
Nada que assustasse o time marujo, que logo devolveu, por duas vezes as chances. Primeiro, Lucas cruzou na área e Josimar mesmo desequilibrado, testou para defesa em dois tempos de Tiago Cardoso. No lance seguinte seguinte, contra-ataque do time da casa Josimar da entrada da área arriscou, o goleiro rival deu rebote e Uéderson bateu prensado, quase abrindo o placar.
Como o ditado popular, o “jogo era jogado”. O Santa partia para cima, o CSA se defendia bem e saia com qualidade para o ataque. Apesar do apoio da torcida, o time marujo não se lançava ao ataque de forma desorganizada e priorizava a troca de passes.
O CSA chegava tocava a bola com mais qualidade, mas, o Santa Cruz insistia nas jogadas individuais e em velocidade e numa dessas investidas assustou, quando Natan entrou na área e bateu cruzado, com a bola resvalando na defesa azulina e tirando do alcance do ataque “coral”.
As duas equipes atacavam e respeitavam, porque cada ataque levava perigo. Primeiro, um escanteio na área do Santa e bate-rebate, por pouco não resultou em gol azulino. No lance seguinte, falta cobrada na intermediária pelo zagueiro Everton Sena exigiu boa defesa do goleiro Pantera.
A partida era como um jogo de xadrez, quem errasse menos poderia chegar ao gol. A insistência de ambos os lados pesou à favor do Santa Cruz que abriu o placar em falha da defesa do CSA.
GOOOOLLLL DO SANTA CRUZ! Aos 26 minutos, cruzamento na área, Luciano Sorriso escorou e o meia Raúl, quase caído empurrou para as redes. CSA 0 x 1 Santa Cruz.
O gol parecia ter assustado o CSA e empolgado o Santa Cruz, que continuou avançando e chutando, mesmo que de fora da área, tentando acuar o time do CSA em seu campo de defesa. Enquanto isso a torcida apoiava de forma contida.
O primeiro tempo chegava ao final e o CSA passava seu pior momento no jogo. O Santa Cruz tocava mais a bola e mesmo que sem muito perigo, chutava ao gol, enquanto o time da casa tinha dificuldades e quando chegou, falhou em um cruzamento de Josimar nos pés da defesa e num chute sem direção do meia Daniel Costa, que bem marcado, pouco produzia.
No os últimos cinco minutos da etapa inicial, o CSA chegou a impor pressão sobre o Santa Cruz, mas as jogadas de ataques, a maioria delas em cima do atacante Uéderson não tinham continuidade, irritando a torcida azulina.
Aos 46 minutos, o árbitro apontou o final do primeiro tempo com atuação fraca do time do CSA, que fez um jogo equilibrado mas, errou mais que o Santa Cruz que terminou na frente.
2º – TEMPO
Na volta para o segundo tempo, assim como fez na partida contra o Vitória da Conquisra e perdia o primeiro tempo, o CSA voltou com a camisa branca. Além disso, o time azul voltou com mudanças, saindo Lucas e Uéderson para as entradas de Cafu e Diego Clementino respectivamente e pareceu ter dado sorte. No primeiro ataque da etapa complementar, o time marujo empatou o jogo.
GOOOOLLLL DO CSA! No segundo minuto de jogo, contra-ataque e troca de passes entre Diego Clementino e Mineiro, a bola chegou para o artilheiro Josimar, que limpou a defesa e na entrada da área, de frente para o goleiro não titubeou e mandou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Tiago. CSA 1 x 1 Santa Cruz.
O gol acordou a torcida e empurrou o time marujo, que passou a sufocar o time visitante, assim como fez na partida contra o Bahia. Constantemente o time azul chegava ao ataque, mas a defesa do Santa Cruz estava atenta.
O jogo era diferente, contrário ao primeiro tempo. Agora, o CSA era mais rápido e insistente e o Santa Cruz era que insistia nos contra-golpes e principalmente bolas paradas. Numa dessas oportunidades, Raúl levantou na área, o atacante Cassiano dominou, mas Roberto Dias se jogou na bola e protegeu para Pantera.
O tempo passava e a partida voltava a ser como no primeiro tempo, equilibrada e disputada, com o CSA atacando, Santa Cruz respondendo, tornando o jogo novamente imprevisível, deixando o clima de tensão presente no Rei Pelé.
Diferente do primeiro tempo, quando Uéderson era mais acionado, Josimar, autor do gol era o escolhido no segundo tempo e dava trabalho à defesa rival. Em uma das jogadas, o avante ganhou no corpo e só foi travado por Everton Sena.
O jogo se aproximava do final e o clima ficava cada vez mais tenso, já que nenhuma das duas equipes tinha o domínio do jogo. Como se não bastassem as investidas perigosas do Santa Cruz, o goleiro Pantera deu um tremendo susto, ao esperar o atacante Flávio Caça-Rato e dar um drible arriscado, quase entregando a bola nos pés do rival, para desespero da torcida.
O árbitro já olhava para o relógio, o jogo já estava nos acréscimos, o Santa Cruz subia de forma perigosa e o CSA até que tinha espaço, mas o setor ofensivo do time marujo parecia inoperante e cansado no jogo, impedindo que o time alagoano matasse a partida. No último lance do jogo, contra-ataque puxado por Santos, que foi até a linha de fundo e cruzou para trás, Daniel Costa, mesmo com cãibras, bateu rasteiro para a defesa rival tirar em cima da linha. Em seguida, o árbitro encerrou o jogo aos 48 minutos.
FICHA TÉCNICA
Copa do Nordeste 2014 – 4ª Rodada – Grupo C
Estádio Rei Pelé – Maceió, Alagoas
CSA 1 x 1 Santa Cruz
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva-CE
Assistentes: Marcione Mardonio da Silva-CE e Anderson Silveira Ribeiro-CE
CSA: Pantera, Pedro Silva, Breno, Roberto Dias e Mineiro; Lucas(Cafu), Charles Vágner e Daniel Costa; Jefferson Maranhense(Santos), Josimar e Uéderson(Diego Clementino).
Técnico: Oliveira Canindé
Santa Cruz: Tiago Cardoso, Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Natan(Carlos Alberto) e Raúl; Cassiano(Flávio Caça-Rato) e Renatinho(Pingo).
Técnico: Vica
Cartões Amarelos: Breno, Pedro Silva (CSA) – Tiago Costa, Oziel (Santa Cruz)
Gols: Josimar 2min 2ºT(CSA) – Raúl 26min 1ºT(Santa Cruz)
