Cruzeristas são recebidos no CAT instalado na Pajuçara
O secretário municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Jair Galvão, visitou o Centro de Atendimento aos Turistas (CATs) instalado no Porto de Maceió e na enseada da Pajuçara. A estrutura foi montada para receber os cruzeiristas do navio Maasdam que chegou à cidade com 500 tripulantes e 800 passageiros. O cruzeiro, vindo de Recife, chegou às 8h e partiu as 14 horas com destino a cidade de Vitória (ES). Mas antes do embarque , os turistas, a maioria de americanos, aproveitaram o tempo para conhecer a orla, Centro e os museus de Maceió.
A turista americana Patricia Wlsconsin ficou satisfeita com o atendimento do taxista Ângelo Márcio. Com a ajuda da tradução do funcionário da Semptur, Luciano Araújo, a cruzeirista explicou que gostou do passeio pela cidade, adorou o artesanato e que achou as praias lindas.
A americana Mcdonald, disse para o estudante de turismo da IFAL, Waldeci Cruz, que Maceió tem praias lindas e povo simpático. “Os turistas americanos gostaram no mapa da cidade em inglês e queriam saber mais sobre museus, centro da cidade e onde encontrar wi fi”, contou o estudante, que fala dois idiomas.
“Estamos trabalhando em parceria com prefeitura, governo do Estado e Porto de Maceió para oferecer o melhor atendimento aos cruzeiristas. Na primeira ação em janeiro mudamos o trajeto do desembarque dos turistas do estacionamento do Jaraguá para a enseada da Pajuçara e o resultado esta sendo positivo. Os nossos visitantes já desembarcam na orla para usufruir da infraestrutura, como bares, restaurantes, passeios e percebemos que muitos escolheram ficar na praia “, disse o secretário Jair.
Os turistas de cruzeiro também contaram com mais uma novidade, o caminhão ‘Alagoas à Mão Itinerante’, um projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) que comercializa os produtos produzidos por artesãos de diferentes lugares do Estado.
O caminhão não atraiu só atenção do turista, mas também dos alagoanos que se encantaram com o artesanato do bordado de filé, fibra de bananeira e de ouricuri, o bordado e os sabonetes de leite de cabra. Os produtos artesanais são de Maceió, Penedo, Capela, Coruripe, Feliz Deserto, Boca da Mata e Capela e são beneficiados cerca de 50 artesãos.
Jair Galvão informou que a Semptur, em parceria com o Porto de Maceió, Superintendência Municipal de Transito e Transporte (SMTT), Guarda Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Sedetur) e agências receptivas estão trabalhando dentro da realidade, mas que para próxima temporada serão debatidas propostas para criar um Espaço receptivo com WI FI e outros serviços para atender a demanda dos cruzeiristas.
