×

Brasil/Mundo

Cruzeiros marítimos investem em sustentabilidade

As empresas de cruzeiro estão começando a adotar uma postura proativa sobre os danos ambientais causados por seus navios, desde o investimento em combustíveis e tecnologias mais limpas até a compensação de suas emissões de CO2.

Segundo o Relatório de Práticas e Tecnologias Ambientais de 2019 divulgado neste fim de ano pela Cruise Lines International Association (CLIA), o setor investiu mais de US$ 22 bilhões na implementação de novas tecnologias energeticamente eficientes. O objetivo é reduzir em 40% as emissões de carbono, até 2030.

“Enquanto a demanda por viagens marítimas atingiu novos patamares, a indústria de cruzeiros está acelerando nossos esforços para ser líder em turismo responsável”, declarou Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA. “Nossos membros estão na vanguarda das melhores práticas projetadas para proteger a santidade dos destinos que visitamos e aprimorar as experiências de viajantes e residentes”.

A CLIA é um dos organismos mais confiáveis da indústria de cruzeiros. A tendência na utilização de práticas sustentáveis demonstra que houve um aumentou no compromisso do setor com o meio ambiente, com enfoque na proteção e conservação dos destinos marítimos através de parcerias com governos locais.

As novas práticas de combustível limpo também têm em meta os navios em construção, com o uso de 44% do combustível de GNL (gás natural liquefeito) para propulsão primária.

O estudo mostrou que 32 milhões de passageiros devem optar por viagens em cruzeiros, em 2020. Com estes sinais de crescimento, a CLIA Cruise Lines deve estrear 19 novas embarcações a partir do próximo novo.

Outras tendências observadas no relatório estão relacionadas ao aumento das férias de cruzeiro e estadia, com 65% dos cruzeiristas passando alguns dias extras nos portos de embarque ou desembarque. Dessa maneira, deverão contribuir para o desenvolvimento econômico nas comunidades portuárias ao redor do mundo.

“Reconhecemos que, com o crescimento, aumenta a responsabilidade de elevar a fasquia em todos os aspectos do que fazemos para garantir que o cruzeiro continue sendo uma força para o bem e a melhor maneira de experimentar o mundo”, enfatizou Craighead.

A sustentabilidade também esteve no centro dos debates durante o terceiro Fórum Clia Brasil 2019, que aconteceu em Brasília, no final de agosto. “Levamos muito a sério esse tema e, a cada ano, ficamos mais conscientes e mais sustentáveis”, declarou o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, durante o evento.