×

Maceió

Cruzeiros devem trazer 170 mil turistas para Maceió

O Bumba-meu-boi Alegria, do bairro do Trapiche, encantou os passageiros e tripulantes do navio Bleu de France, de bandeira francesa, que atracou nesta quarta-feira, no Porto de Maceió, abrindo a temporada de cruzeiros 2010/2011, trazendo a bordo 900 passageiros de vários locais do Brasil e de outros países.

A apresentação do boi foi organizada pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), simbolizando as boas vindas da Prefeitura de Maceió. Para receber bem os visitantes, as secretarias municipal e estadual de Turismo, junto com a administração do Porto de Maceió e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), promoveram reuniões preparatórias envolvendo também setores que atuam no receptivo, taxistas e motoristas de vans.

Boa parte dos cruzeiristas escolheu fazer passeios turísticos oferecidos pela agencia de viagem credenciada, a Transamérica, visitando os principais pontos turísticos de Maceió e as praias do Francês, Gunga e Paripueira.

Mas os passageiros que não compraram o passeio contaram com translado gratuito até o portão principal do Porto de Maceió onde receberam informações turísticas da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também organizou os serviços de taxis e vans, e distribuiu folhetos com tabela de preços para orientar os visitantes.

O turista pernambucano Benedito de Abreu já conhecia a capital alagoana, e enquanto esperava o transporte, tirou fotos do bumba-meu-boi e do Porto. “Adoro Maceió. Tem belas praias e um povo simpático”, disse Abreu. Já o casal Luiz Carlos e Silvia Kátia, de Brasília, está conhecendo Maceió pela primeira vez. “Não comprei pacote de passeio. Preferimos alugar um carro. Mas gostei da recepção do boi”, disse Carlos.

A secretária da Semptur, Claudia Pessôa, disse que apesar de Alagoas não possuir terminal de passageiros no porto, há um esforço da secretaria, em parceria com outros órgãos da prefeitura, para montar a logística, com organização dos taxistas, vans e dos artesãos, para que o turista seja bem recebido.

“Este ano trouxemos o bumba-meu- boi para receber os turistas mostrando a nossa cultura. No objetivo é receber bem o passageiro para que ele retorne para nossa cidade. Outro fator importante é que os turistas de cruzeiro movimentam a economia da cidade, no ano passado, segundo a Colônia dos Pescadores faltou jangada para atender os cruzeiristas”, disse Pessôa.

O navio segue viagem ainda hoje. Até 29 de março, está prevista a vinda de 61 navios à capital alagoana, trazendo cerca de 170 mil passageiros. Na temporada 2008/2009, a capital alagoana recebeu 31 navios. Para 2009/2010, esse número subiu para 59.