Inexplicável, emocionante, heroico, inesquecível, contagiante e histórico. Na arquibancada, em casa, nos bares e nos restaurantes, o torcedor do Cruzeiro não tinha mais unhas para roer e o coração batia desesperadamente. Exatamente às 21h45 desta quarta-feira, 13 de maio de 2015, a imensa nação azul vibrou nos quatro cantos do mundo após Gabriel Xavier balançar as redes e garantir o Cruzeiro nas quartas de final da Copa Libertadores.
A vitória foi sofrida, suada e veio nos pênaltis, por 4 a 3. Durante os 90 minutos da partida, a Raposa fez valer a força do Mineirão e usou o grito do torcedor como combustível para chegar ao triunfo. A pressão estrelada surtiu efeito aos nove minutos do segundo tempo, quando Damião fez mais um gol com a camisa azul e levou a decisão para as penalidades máximas.
Nas cobranças fatais, brilhou a estrela de Fábio, que entrou em campo pela 627ª vez com o manto cinco estrelas. A muralha esbanjou experiência e qualidade para defender os arremates cobrados por Luís Fabiano e Lucão. Tais defesas abriram o caminho para a permanência do Clube na competição.
Após conseguir essa memorável classificação, a equipe comandada por Marcelo Oliveira conhecerá, nesta quinta-feira, o seu adversário na fase seguinte do torneio continental. A definição acontecerá no duelo entre Boca Junior e River Plate, que se enfrentam no La Bombonera, às 21h. A vantagem é da equipe visitante já que, na última semana, o River venceu o clássico por 1 a 0, no Monumental de Nuñez.
Agora, o time celeste volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, o atual bicampeão do certame nacional viajará até o litoral paulista, onde terá pela frente o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, em confronto que será válido pela segunda rodada do Brasileirão.
Cobrança de pênaltis
Cruzeiro:
1º – Leandro Damião: errou; 2º – Marquinhos: fez; 3º – Arrascaeta: fez; 4º – Henrique: fez; 5º – Manoel: errou; 6º – Gabriel Xavier: fez
São Paulo:
1º – Rogério Ceni: fez; 2º – Ganso: fez; 3º – Souza: errou 4º – Luis Fabiano: errou; 5º – Centurión: fez; 6º – Lucão: errou.
Ficha Técnica:
Cruzeiro 1(4) x 0(3)São Paulo
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Libertadores
Data: 12/05/2015 (quarta-feira)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Andrés Cunha (URU)
Assistentes: Miguel A. Nievas (URU) e Gabriel Popovits (URU)
Público: 37.719 (pagantes)
Renda: R$ 2.044.295,00
Gols:Leandro Damião, aos nove minutos do segundo tempo.
Cruzeiro: Fábio; Mayke (Willian Farias), Bruno Rodrigo, Manoel e Mena; Willians, Henrique, Marquinhos e Arrascaeta; Willian (Gabriel Xavier) e Leandro Damião.
Técnico: Marcelo Oliveira
São Paulo: Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Lucão e Reinaldo; Denilson, Souza, Wesley (Centurión), Michel Bastos (Hudson) e Ganso; Alexandre Pato (Luis Fabiano)
Técnico: Milton Cruz
Cartão amarelo: Reinaldo (São Paulo)
