Nesta terça-feira (1° de março) a cidade do Rio de Janeiro estará comemorando mais um aniversário – 446 anos – e um dos presentes estará visível para grande parte de seus moradores, no céu da cidade, por volta das 19h30: um Cristo Redentor com nova iluminação, aceso agora com tecnologia de ponta.
Durante cerimônia que começa às 18h, no Palácio Laranjeiras, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, acionará, por meio de um celular, as novas luzes do monumento. E, na mesma ocasião, vai anunciar o cronograma das comemorações pelos 80 anos do símbolo, uma das sete maravilhas do mundo moderno.
O Cristo Redentor faz aniversário em 12 de outubro. Até lá, serão realizados eventos religiosos, esportivos, gastronômicos, de moda, musicais e de fotografias, entre outros temas, para homenageá-lo, na vasta programação do projeto “80 anos do Cristo Redentor”, que será apresentada em detalhes na terça-feira.
“Estamos preparando uma exposição que conta a trajetória do Cristo. No dia do aniversário do monumento, 12 de outubro, haverá um grande show na Praia de Copacabana, com a participação de diversos artistas”, adiantou o coordenador geral da festa do Cristo, Eduardo Maruche.
A nova iluminação, ponto de partida para as comemorações, conta com 300 projetores de LED de última geração. Foi coordenada e executada pela Fundação de Apoio ao CEFET, a FUNCEFET, com patrocínio da OSRAM e projetada pelo iluminador Peter Gasper.
Uma das premissas da instalação de projetores LED é a sustentabilidade. Com alta eficiência energética, as novas luzes vão reduzir muito os gastos do monumento. O antigo sistema tinha um consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos. Agora, será de apenas dois chuveiros.
Além disso, o sistema permite uma grande flexibilidade no gerenciamento da luz. Cada projetor pode ser controlado de forma individual, com relação às cores e à intensidade. Dessa forma, permite que sejam criadas infinitas cenas de luz, um recurso a mais a ser explorado dentre os atrativos do Cristo.
Ainda na terça-feira, também será inaugurada a nova iluminação em LED do carro símbolo que fica na entrada da estação do Cristo, no Cosme Velho. E, durante a cerimônia do Palácio Laranjeiras, será assinado um convênio entre a Vale e a Arquidiocese do Rio, que proporcionará a manutenção do monumento.