Criminosos ligam para números aleatórios e dizem estar precisando de ajuda
Apesar das inúmeras reportagens orientando sobre golpes via telefone, ainda é comum vermos pessoas serem extorquidas por criminosos que se aproveitando do estado emocional das vítimas conseguem aplicá-los.
Na manhã desta segunda-feira (27), criminosos tentaram aplicar o golpe ligando para o estúdio da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br). Como de costume, assim que a ligação foi atendida, uma pessoa do outro lado da linha chorava pedindo socorro.
Na ligação, a golpista, que chamava pelo pai, a todo momento pedia ajuda dizendo que teria sido assaltada em uma estrada quando seguia viagem com seu carro. Demonstrando nervosismo, a mulher ainda falou que estava na posse de criminosos dentro do próprio veículo e se um determinado valor não fosse pago como resgate, ela seria morta.
Momentos depois, um homem que se passava pelo assaltante pegou o telefone e ao perceber que o golpe foi descoberto, desligou a ligação.
Dicas sempre são compartilhadas nas redes sociais para que a população não caia na armadilha de criminosos. A primeira delas é pedir para falar com a pessoa supostamente sequestrada.
Confira algumas dicas para não cair no golpe
– Apesar da pressão psicológica que irá receber, procure manter a calma;
– Evite falar o nome do suposto sequestrado e peça informações que confirmem se há realmente alguém refém;
– Procure entrar em contato com a pessoa que alegam ter sido sequestrado;
– Se não conseguir, pergunte algo que apenas aquela pessoa saberia responder (nome de um avô, do melhor amigo ou até mesmo o nome do cachorro);
– Se ainda estiver na dúvida, diga ao sequestrador que irá conseguir o que ele pede e entre em contato com a polícia.
