×

Penedo

Criminosos clonam WhatsApp de vereador de Penedo e tentam aplicar golpe

O vereador foi contactado por nossa redação e ficou surpreso ao saber que seu WhatsApp foi clonado

O vereador por Penedo, Rogério José da Silva, conhecido como Rogério dos Peixoto, teve seu número de WhatsApp clonado por criminosos que não perderam tempo e já tentaram aplicar golpes em pessoas conhecidas do parlamentar.

Nossa redação recebeu prints do diálogo de criminosos com a diretora da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), Nadja Maria, em que um elemento, se passando pelo parlamentar, pedia que a mesma fizesse um pagamento via pix em nome dele.

“Logo quando recebi a mensagem estranhei porque esse tipo de golpe já virou comum. Fiquei dando corda pra ver até onde eles iriam, mas já tinha certeza que era um golpe. É bom as pessoas ficarem atentas porque isso tem acontecido com muita gente e fazendo várias vítimas, inclusive aqui em Penedo”, declarou Nadja Maria.

No diálogo, que pode ser conferido na íntegra abaixo, o criminoso, se passando pelo vereador, disse que seu aplicativo do banco estava com problemas e que ele precisava fazer uma transferência com urgência.

“Consegue fazer uma transferência por mim? Até às 19 horas de hoje eu te devolvo o valor sem falta. Meu aplicativo do banco está fora do ar, justo agora que eu preciso fazer um pagamento”, declarou o criminoso.

Mais adiante, o golpista diz que precisa que seja feito um pix no valor de R$ 680 utilizando a chave pedrosadiego823@gmail.com, que tinha como favorecido a pessoa de Diego Silva. “Quando fizer me manda a comprovante aqui por favor. Hoje mesmo eu te devolvo o valor, sem falta. Eu tenho o dinheiro só não consigo transferir ele agora”, complementou o criminoso.

O vereador foi contactado por nossa redação e ficou surpreso ao saber que seu WhatsApp foi clonado. O parlamentar deve registrar um boletim de ocorrência nesta terça-feira, 10 de agosto.

Dicas para não ter o Whatsapp clonado

A maior dica para não ser vítima da clonagem de WhatsApp é desconfiar de mensagens pedindo dinheiro, mesmo que seja de um filho, pai, irmão. Basta uma ligação à pessoa que está enviando a mensagem para frustrar o golpe. Se não for possível ligar, peça uma mensagem de áudio, ou pergunte como o contato lhe conhece, por exemplo.

Outra maneira de se prevenir da clonagem é configurar a verificação em duas etapas no WhatsApp. Dessa forma, além do código de seis dígitos que os golpistas pedem, também é preciso inserir uma senha numérica (definida pelo usuário) para instalar o aplicativo.

Para fazer a configuração em duas etapas é preciso acessar o menu de três pontos, no canto superior do aplicativo. Depois toque em Conta e em seguida em “Confirmação em duas etapas”. Logo após, deverá configurar um PIN (senha numérica) e um endereço de e-mail para recuperação da conta caso esqueça da senha.

Nunca forneça dados, senhas, códigos e etc para terceiros. Não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro enviados pelo Whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links.

Desconfie de links e informações dos quais não tenha certeza da origem. Não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais. Baixe aplicativos apenas das lojas conhecidas. Em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar e utilize antivírus no computador, tablet e smartphone.

Veja o diálogo entre o criminoso e a 'vítima'